(AFP)
O início da temporada oficial da Seleção em 2017, diante do Uruguai, amanhã, em Montevidéu, terá como destaque a busca de Neymar por marcas. Depois de ultrapassar Zico no ano passado e se tornar o quarto maior artilheiro da equipe, ele mira agora Romário, que tem cinco gols a mais (55 a 50). Além disso, vencer a Celeste Olímpica coloca o Brasil na Copa do Mundo. E sair da Rússia com a taça garantirá ao camisa 10 de Tite um lugar no grupo dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos.
O Brasil já entrou em campo em janeiro, para encarar a Colômbia, no Engenhão, com a renda revertida para familiares das vítimas do acidente aéreo da Chapecoense. Mas o jogo só contou com jogadores que atuavam no país, já que não era uma data Fifa.
Para quem joga na Europa, a temporada começa amanhã. E Neymar, na busca pelo terceiro lugar na artilharia da Seleção, tenta ultrapassar os 50 gols balançando pela primeira vez a rede uruguaia.
Em dois jogos, ele passou em branco na vitória por 2 a 1, no Mineirão, nas semifinais da Copa das Confederações, e no ano passado no empate por 2 a 2, em Recife, pelas Eliminatórias.
Com média de 0,67 gol por jogo com a camisa da Seleção, mantendo este ritmo e disputando as 10 partidas oficiais do time de Tite no ano, Neymar ultrapassa Romário ainda em 2017.
E se aproxima muito de Ronaldo, que é o segundo na lista, com 62 gols. A liderança é de Pelé, com 77.
Mais que os gols pelo Brasil, o que diferencia o atual camisa 10 da Seleção Brasileira dos três craques à sua frente na artilharia é que eles foram campeões do mundo.
Vivendo novamente um grande momento no Barcelona, pois tem sido protagonista na Liga dos Campeões, onde é líder de assistências, Neymar tem também na Seleção a chance de mostrar serviço na busca por um sonho pessoal, que é desbancar a dupla Cristiano Ronaldo e Messi na eleição de melhor do ano pela Fifa.
PARCEIRO
Na sua batalha diante da zaga uruguaia, amanhã, na primeira vez em que jogará pelo Brasil no lendário Estádio Centenário, Neymar não contará com o parceiro Gabriel Jesus, machucado. Ao seu lado terá Roberto Firmino, titular no treino comandado por Tite ontem, em São Paulo.
Num futebol em que as façanhas alcançadas na Europa são cada vez mais valorizadas, Neymar sabe que os feitos de verde e amarelo, nos gramados sul-americanos, são fundamentais para que ele alcance seus objetivos.