(ANTONIO SCORZA/afp )
O arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, segue internado no Hospital Samaritano, no Rio, segundo boletim médico divulgado na manhã deste sábado. "O estado clínico do arquiteto requer cuidados", diz o texto assinado pelo médico Fernando Gjorup, que visitou Niemeyer.
O arquiteto respira sem a ajuda de aparelhos, está lúcido, porém o quadro de piora da função renal ainda preocupa. "Não há previsão de alta", termina o boletim. Desde sexta-feira (9), Niemeyer está na Unidade Intermediária (UI) do hospital.
O arquiteto está internado na unidade intermediária Hospital Samarinarto, onde ficam os pacientes que não necessitam de suporte intensivo.
Esta no ano, é a sua terceira internação. A primeira foi em maio, com quadro de desitratação e pneumonia. Foram 16 dias de hospital. No mês de outubro, Niemeyer teve nova internação, também com quadro de desitratação.
Desde 2011, o arquiteto de Brasília enfrenta problemas de saúde. Em abril de 2011, fez uma cirurgia para retirada da vesícula e de um tumor no intestino.