(Sérgio Melo/Divulgação)
A primeira coisa que se percebe ao assumir a direção do Nissan March é a leveza. O acelerador, embreagem e volante são muito suaves. Acrescente-se a isso assentos confortáveis e dimensões reduzidas que permitem encontrar vagas e estacionar facilmente, e o resultado é um veículo prático que não cansa o motorista. Mas nem sempre pouco peso é virtude. As portas são leves demais. Ao serem fechadas, soam como latas vazias, denotando falta de material fonoabsorvente em seu interior. O tratamento acústico do vão do motor também deixa a desejar. Em altas rotações. o ruído do motor incomoda. Elogios para a suspensão silenciosa, que isola muito bem a vibração em calçamentos irregulares. Com desempenho “emborrachado”, firme sem ser dura, garante ainda boa estabilidade ao carrinho. Não gostei da embreagem imprecisa. Mesmo após alguns dias com o carro é difícil acostumar-se com ela, uma vez que o ponto de acoplamento não é bem definido. Nas mudanças, quando o acelerador eletrônico tira um pouco a sensibilidade do pedal, são freqüentes as patinadas e pequenos soluços. Nissan March 1.0 SV O QUE É? “Hatch” Subcompacto. ONDE É FEITO? Resende - RJ QUANTO CUSTA? A versão testada, SV, é a mais completa, com motor 1.0, e custa R$ 40.990,00. A mais simples “Conforto” sai por 35.990. COMO ANDA? Com 74 cavalos, o March três cilindros não está entre os 1.0 mais potentes do mercado, que oferecem em média 83. O motor privilegia as baixas rotações, com bom resultado em trânsito urbano, mas pouco fôlego em altas velocidades na estrada. Os freios são eficientes, com ABS suave que não vibra muito o pedal quando entra em ação. A transmissão tem boas relações, engates precisos e é bastante ruidosa em primeira e segunda marchas. COM QUEM CONCORRE? Seus principais concorrentes custam a partir de: Volkswagen up! R$ 30.560,00, Ford KA 38.990, Renault Clio 28.080 e Kia Picanto 37.257. COMO BEBE? Médias cidade/estrada de 13,8 km/l com gasolina e 9,8 com etanol. ESPAÇO INTERNO Na frente muito conforto. Atrás, bastante espaço para os joelhos, mas o banco é estreito e comporta, no máximo, dois adultos e uma criança. O porta-malas com 265 litros tem capacidade intermediária em relação aos principais concorrentes. CONTEÚDO Ar condicionado, direção elétrica, computador de bordo, vidros/travas/retrovisores elétricos, rodas em liga leve, CD com mp3 e USB, Bluetooth, viva voz para o celular, comandos no volante e faróis de milha. SEGURANÇA: Com relação à segurança em colisões o March não se saiu bem nos testes da LatinNCAP realizados no ano de 2011 quando o modelo era fabricado no México, recebendo apenas duas das cinco estrelas disponíveis quanto à proteção de adultos e uma na proteção de crianças. ACABAMENTO: O acabamento interno é espartano, com algumas rebarbas e predomínio de plástico duro. Pontos positivos: Leveza Economia Suspensão Pontos Negativos Acabamento Potência (*) Engenheiro e perito judicial