Nivelado por baixo

29/08/2017 às 00:16.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:18

O comentário do meu colega jornalista Pecê Almeida nas redes sociais deu o que pensar. Pecezinho, como é mais conhecido dos amigos, nos levou a reflexão com a frase no seu Twitter: “O todo-poderoso @Cruzeiro tem 31 pontos no Brasileirão. O maltrapilho @atletico, 29. Que coisa hein? Quaaanta diferença...”

Agora, pensando bem, essa frase faz todo o sentido. Se a gente for levar pelo lado da chamada “zoação” entre cruzeirenses e atleticanos, a diferença entre as duas equipes não é tão grande assim. Um tropeço do time celeste na próxima rodada do Brasileirão e uma vitória alvinegra deixa uma equipe na frente da outra.

Mas, a situação é mais complexa e profunda. Há pouco mais de uma semana o programa Linha de Passe, da ESPN analisava o nível técnico do Campeonato Brasileiro e colocava em debate que a culpa seria dos jogadores. Se isso for aplicado no caso do Atlético-MG ou Flamengo, por exemplo, eu concordaria. Essas duas equipes foram apontadas como favoritas ao título por causa do seu elenco, famoso e de ponta, para mostrarem com o decorrer da competição que estávamos totalmente errados em acreditar nisso.

Talvez Flamengo e Atlético sejam as maiores decepções da temporada, sendo o time mineiro a pior delas, pois não figura em nenhuma competição de ponta mais, a não ser o Brasileiro que é longo, enjoada e chato de ser disputado.

Com um futebol feio e burocrático, o Corinthians já encontrou dois adversários que conseguiram entender seu sistema de jogo e conseguiram furar o bloqueio que o técnico Carilli havia feito. São apenas dois times que jogam um futebol acima da média entre os principais clubes do Brasil: Corinthians e Grêmio. Só que Grêmio cada vez mais dá mostras de que vai priorizar a Libertadores, já que foi desclassificado da Copa do Brasil. Dois times que estão consolidados no G-4 são uma mostra do fraco nível técnico da competição. O Santos e o Palmeiras.

A parte de baixo da tabela também ilustra o fraco nível técnico do Brasileirão. O Avaí, que tirou pontos do Corinthians, Grêmio e Santos. O São Paulo, que talvez esteja jogando o seu pior futebol na história dos pontos corridos, permanece na zona de rebaixamento.

Tudo isso nos leva a conclusão de que, pelo menos nos últimos cinco anos, o Campeonato Brasileiro tem piorado. Isso não é boa noticia. Mas há um alento, já que o futebol mundial também tem acompanhado este nível e descido ladeira abaixo nos últimos tempos. É um paradoxo, já que os dólares investidos quase quadruplicaram de valor nos últimos tempos.

Como bem diria o Artur Leite em sua coluna: UMA COISA.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por