Norte de Minas será beneficiado com Usina do Trabalho

Jornal O Norte
01/07/2010 às 09:13.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:31

Janaína Gonçalves


Repórter

Foi realizado na manhã de ontem, 30, no auditório da CDL de Montes Claros, o Seminário da Usina do Trabalho. O projeto é uma iniciativa do governo do estado, coordenado pela Sedese - Secretaria de estado de Desenvolvimento Social.

A Usina do Trabalho surgiu do programa Travessia,  com a necessidade de investir nos municípios através de cursos de qualificação profissional, conforme demanda.

XU MEDEIROS




- O intuito é promover a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida de comunidades carentes, através da  inserção de  pessoas desempregadas no mercado de trabalho. Só no ano passado, 25 municípios foram contemplados com o projeto. Para este ano, a espera é de alcançar 90 cidades – afirma a coordenadora do projeto no estado, Lara Farah Valadares.

Segundo a coordenadora, o projeto Usina do Trabalho foi criado em 2008 e através dele os trabalhadores cadastrados nas unidades do Sine em todo estado podem ser encaminhados para cursos de qualificação que preparam profissionais de nível básico. Todos os cursos do projeto Usina do Trabalho são elaborados com base em demandas prévias das empresas, o que aumenta as chances de inserção do trabalhador no mercado de trabalho.

De acordo com o diretor regional da Sedese, José Antônio de Oliveira, para desenvolver o projeto Usina do Trabalho, serão investidos de 5 a 10 milhões de reais nas regiõs do Mucuri, Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas.

- Só na cidade de Capitão Enéas, serão entre 300 e 500 capacitações para os funcionários da Marluvas Calçados, e em Montes Claros para os novos profissionais da empresa de Call center - diz.

A coordenadora do Sine, Magda Aparecida  da Silva, afirma que o mais importante deste projeto é proporcionar para os profissionais que trabalham  em empresas no comércio uma qualificação para melhorar sua condição profissional no mercado e sua renda. Ou seja, com este incentivo do governo do estado, será possível dinamizar a economia regional e também incrementar o empreendedorismo autogestionado - micro empresário, tanto na zona rural, como na zona urbana.

A Amams - Associação dos municípios da área mineira da Sudene será o elo para diagnosticar e levantar os dados da região do Norte de Minas - afirma a advogada e secretária executiva, Beatriz Morais de Sá.

O seminário contou com a participação de autoridades políticas, empresários, representantes de associações, cooperativas, sindicatos, imprensa, órgãos públicos e privados e sociedade civil.

Para o subsecretário de Trabalho, Emprego e Renda, Fernando Antônio França Sette Pinheiro, o foco do projeto é o cidadão.

- Vamos direcionar os cursos conforme a demanda de cada cidade, investindo não somente nos adultos, mas nos jovens e nos pequenos empresários - conclui.

Os cursos da Usina do Trabalho preparam os profissionais da construção para o trabalho em grandes empresas e para serviços autônomos.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por