Nota fiscal eletrônica aproxima compradores e fornecedores

Jornal O Norte
30/06/2010 às 10:06.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:31

Janaína Gonçalves


Repórter

Um dos caminhos para uma gestão competente é a implantação de sistemas que oferecem suporte para as ações fiscais com estímulo à participação do cidadão. Desburocratizar, agilizar e oferecer atrativos que incentivem o contribuinte não é tarefa fácil. Com este objetivo, as secretarias de Fazenda, Governo e Segurança desenvolverão uma ação integrada para melhoria do ambiente de negócio e agregar toda região Norte de Minas, trata-se da NF-e - Nota fiscal eletrônica.

Segundo o professor Roberto Dias Duarte, diretor de alianças da Mastermaq, que acompanha de perto o cenário contábil e fiscal no Brasil, a proposta da NF-E- Nota fiscal eletrônica é reduzir o tráfego de mercadorias ilícitas. 

- As empresas de carga terão muitas vantagens. Ela traz mais segurança e velocidade na escrituração. A informatização é boa em termos de controle interno da empresa, no relacionamento com os clientes e na parceria com o fisco - diz.

Ele explica que o objetivo da iniciativa é usar softwares adequados para emissão e controle de notas fiscais eletrônicas, mostrar as implicações da nota fiscal eletrônica versão 2.0, que passa a ser obrigatória até janeiro de 2011, e aproximar compradores e fornecedores de aplicativos para emissão da NF-e.

A NF-e, emitida e armazenada eletronicamente para documentar transações comerciais entre empresas, tem sua validade jurídica garantida pela assinatura digital do remetente e sua autorização de uso é fornecida antes mesmo da circulação da mercadoria.

O fisco já está ganhando com a nota fiscal eletrônica, que possibilita o controle das operações em tempo real, permite interação entre os fiscos, reduz a sonegação e aumenta a arrecadação. Para a sociedade, a nota tem importante papel no crescimento do comércio eletrônico e de oportunidades de emprego na prestação de serviços. Nas barreiras fiscais, o processo de verificação das notas fiscais que acompanham as mercadorias fica mais rápido. Basta passar o código de barras da cópia da NF-e pelo leitor ótico para o sistema indicar a situação do produto.

De acordo com Lusciméia Reis, diretora da Mastermaq Softwares, a adoção da nota eletrônica traz benefícios também para o contribuinte e para as administrações tributárias.

- A ideia é substituir, em todos os setores, a sistemática atual de emissão da nota fiscal em papel pelo documento digital. A NF-e diminuiu custos, simplifica processos, facilita o cumprimento das obrigações tributárias e fortalece o controle e a fiscalização, por meio da agilização das transações comerciais. O documento é a principal ferramenta para a reforma tributária no campo prático - explica.

Para ela, as empresas que adotarem a NF-e terão os custos nas operações interestaduais reduzidos.

- A informatização da administração tributária e o ambiente virtual que a pasta lançará, nas próximas semanas, ajudarão no processo de emissão e gestão das informações fiscais. Para o comércio, além da diminuição de custos com papel e impressão, a nota eletrônica facilita a escrituração de documentos, melhora o planejamento de logística de entrega, pela recepção antecipada da informação, e garante transparência ao comércio. A NF-e dá mais velocidade aos negócios, uma vez que é possível registrar uma transação em poucos segundos. Essa nova perspectiva impõe diretrizes mais rígidas contra possíveis equívocos no preenchimento e nos cálculos, pois erros e acertos - acrescenta a diretora.

A nota fiscal eletrônica já é adotada por toda indústria e comércio atacadista. Alguns estados estão considerando incluir produtores rurais na obrigatoriedade de emissão deste tipo de documento fiscal. Há ainda outras situações onde o documento eletrônico será obrigatório, como por exemplo, venda para órgãos públicos e realização de operações interestaduais.

A diretora explica ainda que, parte integrante do Sped - Sistema público de escrituração digital, a NF-e inverterá a razão de penalidades do fisco, punindo em maior grau quem recebe indevidamente a nota fiscal antiga e não o emitente em si de uma - antes inofensiva NF modelo A-1-, agora fadada a morar em museus.

Os administradores já devem ter em mente que o quanto antes colocar em prática o uso da NF-e, mesmo sem a obrigatoriedade, estarão se antecipando ao inevitável. Além disso, terão um sistema mais confiável, barato e prático.

- Escolher como fazer isso é essencial para não colocar dentro de sua empresa uma NF-e com erros. Isso seria o mesmo que importar um vírus fiscal para todas as áreas e setores da organização, ou seja, o pior dos pesadelos possíveis - explica Lusciméia Reis, diretora da Mastermaq Softwares.

De acordo com Regina Gomes, delegada seccional do conselho regional de Contabilidade de Minas Gerais em Montes Claros, é preciso procurar uma empresa séria para adquirir o software que irá gerar a NF-e, além de observar a correta parametrização do sistema, a fim de que não sejam emitidas NFes  com dados incorretos, como por exemplo o NCM, obrigatório para as indústrias, que identifica os produtos a serem comercializados.

Desde 2006, o uso desta tecnologia em diversos setores da economia convence os mais críticos em termos operacionais e fiscais, estabelecendo um novo patamar de controle e agregando mais segurança e confiabilidade ao sistema.

Lusciméia diz que a NF-e é segura porque viabiliza a detecção de fraudes com mais velocidade e eficiência. Os contribuintes podem utilizar os recursos de integração logística para promoção de um B2B também mais eficiente.

Práticas desleais serão fortemente coibidas. Cancelamentos indevidos, contrabando, falsificações, roubo e desvio de mercadorias, meia nota, nota calçada, vai-e-volta, recursos não contabilizados e outros subterfúgios cederão espaço para boas práticas de gestão. Planejamento, controle, integração, parcerias, análise, contabilidade, auditoria, capacitação e desenvolvimento: estes termos substituirão rapidamente alguns jargões do undergroud empresarial.

Para Fabiano Souto Guimarães, encarregado financeiro da sociedade industrial Paculdino, entre os impactos positivos da NF-e estão a agilidade nos processos, economia de material e a confiabilidade.

- Por isso é necessário cuidado na hora de implantar essa tecnologia, buscando um software estruturado, que faça testes e, acima de tudo, que tenha um técnico presente no processo de implantação - conclui.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por