A equipe de transição do governo federal definiu 15 áreas para organizar as atividades da economia que tratam desde privatizações à situação dos servidores públicos e a relação com os organismos internacionais. O relatório com 176 páginas pode ser acessado pela internet, no site do Ministério do Planejamento. De acordo com a pasta, o objetivo é “subsidiar o processo de transição de governo 2018-2019, de forma transparente e republicana”. Os textos se entrelaçam para fornecer à nova equipe a abrangência e estratégia de cada setor.
Não à violência
Em sua conta no Twitter, o presidente Michel Temer disse que a sociedade não pode tolerar agressões contra as mulheres, numa referência ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. “Que este 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, nos alerte ainda mais para essa causa que é de cada um de nós”, escreveu. Temer destacou que os canais de denúncia são fundamentais e citou a criação da Delegacia da Mulher, primeiro canal oficial para esse objetivo, e o #ligue180, serviço gratuito e confidencial para denúncias de violência contra a mulher.
Enade
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou um balanço positivo da realização do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 1.385 municípios de todo o país. Conforme o instituto, vinculado ao Ministério da Educação, 461,8 mil alunos realizaram provas em 27 áreas do conhecimento. Quase 89 mil estudantes (88.997) deixaram de fazer a prova. O índice de abstenção foi de 16,2% menor do que o verificado na edição de 2015 do exame (18,6%).
Força militar
O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), anunciou nesta segunda-feira mais um nome para o primeiro escalão da equipe ministerial. O general de divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz assumirá a Secretaria de Governo. Desde a semana passada, o militar estava confirmado no governo, mas a expectativa era a de que fosse o titular da Secretaria Nacional de Segurança Pública.