Robustez, força e versatilidade. Com estes adjetivos, a Volkswagen tentou definir a Nova Saveiro 2014. Em um evento no Castelo Garcia D'Ávila, na Praia do Forte, na Bahia, a montadora utilizou a projeção de luzes na Casa da Torre, dando os primeiros indícios do carro, que já estará disponível neste mês de abril.
O preço na versão de entrada, com cabine simples, é R$ 33.490 - a versão anterior custa R$ 33.340. Com cabine estendida, o valor sobe para R$ 36.610. A Trooper chega ao mercado com valor de entrada de R$ 43.390 e, por fim, quem quiser ter uma Saveiro Cross terá que desembolsar ao menos R$ 48.990.
Novo modelo está disponível nas consecionárias ainda no mês de abril
Seguindo a mesma linha do Gol G6 e do Novo Voyage, ambos lançados em 2012, a Nova Saveiro busca superar o Fiat Strada, líder do segmento de picapes compactas. Em março, o carro da VW vendeu 6390 exemplares. Já a concorrente da montadora italiana ficou na casa dos 9003 veículos vendidos.
De helicóptero, quem estava no evento pôde ter o primeiro insight do veículo. As principais modificações aconteceram - conforme o que já vinha sendo especulado - na frente do carro, com grade, farol, capô e para-lamas dianteiro ganhando novo design. Além disso a arquitetura eletrônica também seguiu a linha de outras novidades da montadora, como Fox, CrossFox, além do Gol e Voyage.
Guilherme Knop, supervisor de design da VW, explicou que a intenção no desenvolvimento do veículo foi adequá-lo aos diversos públicos potenciais. Do aventureiro ao que usa o carro para o trabalho.
Motor
A Nova Saveiro tem motor EA-111 1.6I VHT, total Flex, com 101cv quando abastecido com gasolina; 104cv com etanol. A transmissão é manual, sem a opção automática. O veículo, quando abastecido com gasolina, chega de 0 a 100km em 10.8 segundos. Quando se utiliza etanol, a Saveiro atinge 100km em 10.5 km.
Entrada
Na versão mais básica, a Nova Saveiro traz como itens de série: Ainda nesta versão, existe a possibilidade da compra do pacote Trend, equipado com direção hidráulica, calota, detalhes internos cromados, para-choques na cor do veículo, retrovisores e maçanetas na cor do carro e chave canivete.
Cross
O modelo tem algumas alterações em relação aos demais. Exclusivamente estendida, a Saveiro Cross tem grade do radiador com a logo em alto relevo e com retrovisores com luz indicadora de mudança de direção.
O modelo Cross sai pore a partir de R$ 48.990.
Ar-condicionado, sensor traseiro de estacionamento, pedais de alumínio, volante com ajuste de profundidade e altura, porta-objetos, janela traseira corredida, capota marítima, ganchos deslizantes, travamento das portas por controle remoto, alarme são itens de série.
Revestimento interno em couro, CD Player com MP3, Bluetooth e volante multifuncional são opcionais.
Quem quiser um modelo Trooper terá que desembolsar R$ 43.390
Trooper
Intermediária, a versão Trooper traz os seguintes itens de série, como freios ABS, airbag duplo, direção hidráulica, santantonio externo, iluminação da caçamba, faróis duplos com máscara negra e rodas de liga leve de 15 polegadas.
Através do sistema ECO Comfort, indica se o seu consumo de gasolina está sendo racional, ou seja, auxilia na economia de combustível. O ESS permite o acionamento de luzes de freio intermitente após uma freada brusca. Com a tecnologia I-System, a Saveiro Trooper mostra em seu painel informações sobre o computador de bordo e controle do som.
(*) Viagem à convite da Volkswagen