Projeto de expansão das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) prevê a modernização e a inauguração de mais 13 unidades até o final de 2018, por meio de contrato de Parceria Público-Privada (PPP).
Atualmente, as UAIs estão presentes em todos os Territórios de Desenvolvimento do Estado, mas a ideia é de expandir ainda mais a presença das unidades no interior. Algumas unidades serão inéditas nas cidades enquanto outras vão mudar de endereço, para prédios maiores e com infraestrutura moderna.
Na região metropolitana, já mudaram de endereço as UAIs de Belo Horizonte do Barreiro e Venda Nova, em 2016, e também foi inaugurada a unidade em Contagem, neste ano.
No Alto Jequitinhonha, foi inaugurada, também em 2017, a unidade de Diamantina, que migrou do antigo modelo – Psiu – para o UAI. Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, houve migração de endereço e uma nova sede foi inaugurada.
“A ideia é de migrar para um lugar mais movimentado, com acesso de ônibus. A lógica da mudança de endereço é sempre essa: modernizar o atendimento e facilitar o acesso do cidadão”, afirma o Superintendente das UAIs Itaner Debossan.
Também já este previsto para este ano a implantação da UAI em São Sebastião do Paraíso, Território Sudoeste, onde existe um Psiu, e em Ipatinga, Território Vale do Aço, onde terá uma unidade completamente nova.
Humanização
A modernização das UAIs reflete diretamente na qualidade do serviço que é prestado à população.
Além de modernizar, Itaner Debossan explica que foram retirados serviços que não agregavam valor e geravam alto custo de manutenção ao Estado. “Focamos na melhoria de serviços que trazem reais benefícios para a população, além da questão da humanização”, salienta.
Um exemplo é o agendamento para a retirada da segunda via da carteira de identidade. Atualmente, com o agendamento o processo demora de 4 a 6 minutos. Antes, a espera chegava a ser de mais de 4 horas na UAI da capital.
“Hoje o cidadão sai de casa sabendo os documentos que precisa levar, com horário marcado. É um ganho muito grande no caráter humanitário. Nossas filas são bem menores em função dessa questão”, destaca Itaner.
Localização
Atualmente, as UAIs estão presentes em Belo Horizonte (unidades Barreiro, Barro Preto, Praça Sete e Venda Nova), Contagem e Betim, na região metropolitana.
No Sul de Minas, em Varginha, Lavras, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre. Já no Jequitinhonha, Araçuaí e Diamantina têm uma unidade cada.
No Triângulo, em Uberaba, Uberlândia e Patos de Minas. No Vale do Mucuri, em Teófilo Otoni e Governador Valadares, no Leste do Estado.
No Norte de Minas, em Montes Claros. No Vale do Aço, Caratinga e Coronel Fabriciano. Na região Central, Curvelo e Sete Lagoas têm UAIs.
No Campo das Vertentes, Barbacena e São João del-Rei. No Oeste mineiro, Divinópolis e Paracatu. E na Zona da Mata, Juiz de Fora, Muriaé e Ponte Nova.