Rompimento de barragem causa morte e destruição
TSUNAMI DE LAMA – Distritos foram devastados pelos rejeitos e bombeiros tiveram muito trabalho durante as buscas (Foto: Eugênio Moraes)
Um tsunami de lama matou mais de uma dezena de pessoas, devastou povoados e provocou o maior desastre ambiental da história do país em Mariana, na região Central de Minas. Uma barragem da mineradora Samarco se rompeu e 34 milhões de metros cúbicos de rejeitos inundaram distritos e poluíram o rio Doce e o mar. Desde o início da tragédia, sobram danos à natureza e faltam respostas e punições. Não há dúvidas da responsabilidade da empresa, mas culpados e causas sequer foram apontados. Os estragos seguem incalculáveis e longe de ser reparados. Multas milionárias foram aplicadas à mineradora, mas os valores ainda não foram pagos. Em meio à dor da perda e à indignação com a tragédia que destruiu histórias e sonhos, as medidas assistenciais de emergência são lentas e mal conduzidas pela Samarco, destacam especialistas. Durante toda a catástrofe, o Hoje em Dia acompanhou de perto o drama das pessoas, com uma ampla cobertura. Além do conteúdo no jornal impresso, vários vídeos foram gravados com relatos das vítimas e imagens da destruição.
PRIMEIRO PLANO
TERROR EM PARIS - Atentados provocados por terroristas em Paris deixam 130 mortos e comovem o mundo. (Foto: AFP)
ESPORTES
LEVIR CULPI – O sonho do Atlético de levantar pela segunda vez a taça de campeão brasileiro foi sepultado no dia 20, quando o Corinthians confirmou o título. Seis dias depois, o técnico Levir Culpi, anunciava, emocionado, sua saída do Galo. Ele não ficou sequer para os dois jogos que restavam.
ALMANAQUE
PEARL JAM – A passagem da banda por BH, dia 20, resultou em três horas de apresentação, 36 músicas e muita empatia com seus mais de 40 mil fãs. O vocalista Eddie Veder mostrou-se comovido com a tragédia em Mariana. “É duro quando essas grandes empresas usam e abusam da terra apenas para lucrar”, afirmou em bom português.