Novo C4 Picasso estaciona sozinho, automaticamente

Homero Gottardello - Hoje em Dia
23/04/2013 às 15:02.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:05

Os monovolumes estão em baixa, mas só por aqui. Na Europa, eles seguem como os preferidos das famílias. E a Citroën, líder da categoria no Velho Continente, não quer perder sua hegemonia. Para isso, a marca não economizou na segunda geração do C4 Picasso, que começa a ser vendida no mercado europeu no último trimestre deste ano, e desembarca no Brasil no primeiro semestre de 2014.

O modelo, que ganhou 5,5 cm a mais de distância entre-eixos, segue a mesma receita de conveniência de seu antecessor. Mais largo e espaçoso, ele abusa da eletrônica embarcada, com direito a duas telas de sete e 12 polegadas, no console frontal.

A menor, touchpad, controla todas as funções do veículo – climatização, áudio e telefonia móvel, navegação e conectividade, com um portal dedicado que traz serviços exclusivos e até informações meteorológicas da rota.

A tela maior traz informações essenciais à condução, como o 360º Vision, sistema de câmeras que monitora toda a área ao redor do C4 Picasso, bem como o Park Assist, que não só ajuda o motorista a encontrar – medindo os espaços – vagas, como faz balizas e estaciona em ângulos de 45 e 90 graus, automaticamente.

LDWS

Seu novo controle de cruzeiro (piloto automático) monitora as distâncias no tráfego, reduzindo a velocidade em até 25 km/h. O detector de mudança de faixa (LDWS) também alerta o condutor sobre o cruzamento de outro veículos à frente, fazendo o cinto de segurança vibrar.

A nova geração também é 140 quilos mais leve do que a primeira e os motores e-HDi e BlueHDi – de ciclo Diesel – contam com sistema Start/Stop. As unidades de 115 cv e 150 cv podem ser combinadas com o novo câmbio automatizado ETG6 de seis marchas, alcançando médias de mais de 26 km/l.

Antes de seu lançamento comercial, o novo C4 Picasso ganha motorizações a gasolina e, no ano que vem, a opção da transmissão automática de seis velocidades. Para os fãs do modelo, vale a pena esperar pela chegada deste cubista high-tech.
 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por