(MAURÍCIO VIEIRA)
Quatro a cada dez vagas do estacionamento rotativo em Belo Horizonte são utilizadas de forma eletrônica, segundo a BHTrans. Lançado há um mês, o Faixa Azul digital já comercializou 203 mil créditos. O balanço apresentado ontem pela empresa que gerencia o tráfego da capital aponta que 80 mil downloads dos aplicativos foram realizados, média de 2.600 novos usuários por dia.
Com a adesão dos condutores, avaliada de forma positiva pela autarquia de trânsito, deverá ser anunciada, em breve, uma novidade capaz de reorganizar os espaços disponíveis para deixar os carros nas vias públicas da cidade.
“Quando determinada avenida estiver lotada, por causa de algum evento, como um show, será possível anunciar no sistema que há vagas em uma rua próxima, a um preço menor”, diz o diretor de Sistema Viário do órgão, José Carlos Ladeira. De acordo com ele, a redução no valor visa atrair o motorista e desafogar o tráfego no local.
Barreiras
Apesar dos avanços comemorados pela BHTrans, o Rotativo Digital enfrenta algumas barreiras. A possibilidade de promoções aos condutores – como o uso das vagas com descontos, tempo extra de permanência e facilidades de pagamento – ainda não são realidade. Além disso, a tecnologia demorou a chegar aos pontos fixos de venda.
Nos cerca de 300 estabelecimentos que comercializam o crédito eletrônico, o sistema está disponível há apenas dez dias. Nas bancas, lanchonetes e papelarias, dúvidas e queda nas vendas são as principais reclamações dos lojistas. “Quando tentei utilizar não conclui a venda. Achei complicado, pede cadastro, muitas informações”, afirma Meire Moreira, de 54 anos, que tem uma banca na Savassi.
De acordo com ela, as vendas da versão digital em relação ao modelo antigo despencaram. “Cerca de 80% de uma semana para a outra. Quem puder vai preferir baixar no próprio celular, não vai procurar com a gente”, acrescenta.
Sem descontos
Ontem, o motorista Diogo Bruno, de 27 anos, usou o aplicativo pela primeira vez para estacionar o carro na mesma região. “Achei prático e autoexplicativo. Paguei o preço normal. Agora vou colocar mais créditos, mas ainda não me deram opção de descontos. Seria bom ter esse tipo de atrativo”, afirmou.
A BHTrans informou que cada plataforma pode criar promoções próprias para fisgar usuários, mas que isso ainda depende da adaptação ao mercado. O Hoje em Dia não conseguiu contato com as empresas responsáveis pelos aplicativos na capital.