(Adeildo Silva)
Quem nunca andou em um veículo utilitário para transporte de carga estranha o fato de, em geral, não haver espelho retrovisor interno. Afinal, a carga ocuparia todo o campo de visão do motorista. É assim com o novo Fiorino Furgão 2014. Quem não está acostumado a esse tipo de direção, sente alguma dificuldade no início, até conseguir se orientar bem apenas com os espelhos laterais. Quando existe sensor de estacionamento, como no caso do modelo avaliado pela nossa reportagem, as manobras são bastante facilitadas.
Depois de acostumado com a dirigibilidade do Fiorino, aí o usuário começa a aproveitar melhor o equipamento. A nova geração do utilitário da Fiat chega com o moderno motor EVO, de 1.4 litro e 88 cv de potência (com etanol, e 85 cv com gasolina). E ele não decepciona: mostra-se eficiente e com potência adequada para seu uso.
No trânsito urbano, o novo Fiorino é bem ágil, enfrentando o tráfego e as manobras com desenvoltura. Apenas reforçando: como não existe o retrovisor interno, é preciso que o motorista esteja bem atento ao que acontece ao seu redor e atrás, por meio dos espelhos laterais. No entanto, nem sempre eles lhe apresentam a realidade, pois dependendo do tamanho do carro que estiver atrás, sua visualização poderá ser comprometida.
Fora isso, o pequeno utilitário da marca italiana continua esbanjando versatilidade, mostrando-se bem apto para o transporte de diversos tipos de carga, de vasos de flores a caixas de bebidas.
O segmento de comerciais leves é um pilar fundamental na manutenção da Fiat na liderança do mercado. O novo Fiorino chega para substituir a antiga geração, que não se enquadraria nas exigências de aplicação de duplo airbag e freios anti-blocantes (ABS) de série, assim como novas normas ambientais de emissões e ruídos. E, é claro, está de olho para preencher a lacuna deixada com a aposentadoria do Volkswagen Kombi.
O furgão é oferecido a partir de R$ 38.540, contra os R$ 39.130 do Renault Kangoo. Ao contrário da geração anterior, o novo Fiorino pode ser equipado com “mimos” como som com MP3 e Bluetooth e faróis de neblina. Aí o preço já sobe para R$ 45.600.