Posse

Novo secretário de Educação de Minas diz que vai reavaliar modelo de escolas cívico-militares

Rossieli Soares critica processo de consulta anterior, prometendo uma discussão mais ampla e participativa antes de qualquer decisão

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
06/08/2025 às 11:18.
Atualizado em 06/08/2025 às 12:34
Rossiele assume o cargo anteriormente ocupado por Igor de Alvarenga (Divulgação / Agência Minas)

Rossiele assume o cargo anteriormente ocupado por Igor de Alvarenga (Divulgação / Agência Minas)

O novo secretário de Educação de Minas Gerais, Rossieli Soares, tomou posse nesta quarta-feira (6) e já sinalizou que o modelo de escolas cívico-militares será reavaliado pelo governo estadual. Em sua primeira declaração, ele evitou se posicionar a favor ou contra o modelo, mas destacou que qualquer decisão futura dependerá de um processo de discussão mais amplo e participativo com a comunidade.

"Esse modelo de escola já existe em muitos estados, muito antes do governo federal criar. Eu mesmo participei lá no Amazonas, quando foram criadas essas escolas. Então, sim, desde que discutido com a comunidade", afirmou Rossieli, em referência à sua experiência anterior.

Rossieli criticou o processo de consulta realizado durante as férias escolares, classificando-o como "inadequado". Segundo ele, para que o modelo seja implementado, é necessário um processo "muito mais cuidadoso, muito mais participativo".

O secretário, que substitui Igor de Alvarenga, assume o cargo com ampla experiência na área. O gaúcho de 46 anos já foi ministro da Educação no governo Michel Temer e secretário de Educação em estados como Pará, São Paulo e Amazonas. Em sua cerimônia de posse nesta quarta, destacou a expectativa de continuar aprimorando a qualidade do ensino no estado, focando "as pessoas na escola, com o que nossas crianças e jovens precisam".

"Primeiro, quero agradecer o trabalho iniciado pela nossa secretária Júlia Sant’Anna lá em 2019, que teve continuidade com o secretário Igor de Alvarenga e, agora, temos o prazer do Rossieli asssumir", disse o governador em cerimônia realizada na sede do Executivo estadual, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Ao dar as boas-vindas ao novo chefe da pasta de Educação, falou do desejo de continuar com as ações na pasta. "É um prazer poder fazer parte do time da educação mineira. Nossa expectativa é continuar desenvolvendo com qualidade o que é um pilar: as pessoas na escola, com o que nossas crianças e jovens precisam", afirmou.

Leia mais:

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por