(Giulia Mendes)
Tomaram posse no início da tarde deste domingo os 77 deputados estaduais que irão compor a 18ª legislatura da Assembleia Legislativa de MInas Gerais. A cerimônia foi realizada no plenário da casa. foi realizada, também a eleição da nova Mesa Diretora. Setenta e seis dos 77 deputados estaduais aprovaram Adalclever Lopes (PMDB) como o novo presidente da casa, após um pequeno tumulto sobre como deveria ser a eleição. Dos parlamentares, apenas Hely Tarquínio (PV) não votou para a Mesa Diretora, uma vez que é o presidente da sessão. A Mesa Diretora irá atuar no biênio 2015-2017.
Adalclever compôs a única chapa registrada para o pleito, juntamente com os deputados Hely Tarqüínio (PV), como 1º vice-presidente, Lafayette de Andrada (PSDB), como 2º vice-presidente, e Braulio Braz (PTB), como 3º vice-presidente. O deputado Ulysses Gomes (PT) foi eleito 1º-secretário e os deputados Alencar da Silveira Jr. (PDT) e Dr. Wilson Batista (PSD), respectivamente, a 2º e 3º-secretários.
Pela primeira vez, a Mesa da Assembleia foi eleita por meio de votação aberta, com registro em tempo real dos votos no painel eletrônico do Plenário. O mandato de cada um dos sete membros é de dois anos. Todos foram aclamados de forma unânime.
Crítica
A solenidade de posse da nova legislatura foi encerrada com um embate entre deputados de situação e de oposição por causa da mensagem enviada pelo governador Fernando Pimentel (PT), lida pelo seu vice, Antônio Andrade. O texto criticou o choque de gestão e propôs instituição de conselhos no Estado para ampliar a participação popular.
A proposta foi duramente criticada pelos tucanos. Os peessedebistas alegam que os conselhos retiram a força do parlamento.