(Adão de Souza/PBH/Divulgação)
Novos detectores de avanço de sinal entraram em operação em Belo Horizonte nesta quarta-feira (5), nos bairros Centro, Savassi e Mangabeiras, na região Centro-Sul da capital. Segundo a BHTrans, os equipamentos aumentam as condições de segurança e reduzem os índices e o número de vítimas de acidentes de trânsito.
A empresa informou ainda que a escolha dos locais segue critérios de estudos técnicos e leva em conta os lugares com maior incidência, tipos, número de vítimas, a severidade e veículos envolvidos nos acidentes e ainda o fluxo de pedestres.
Segundo estudos técnicos realizados pela BHTrans, em 2015, os pedestres representavam 26% das mortes no trânsito e, juntamente com os motociclistas, somavam 69% do total de óbitos. Contudo, o número de fatalidades com pedestres caiu de 103 para 39 entre os anos de 2004 e 2015. Enquanto o número de óbitos de motociclistas aumentou de 43 para 65, considerando o mesmo período.
Os indicadores de Belo Horizonte demonstram uma redução considerável em todas as taxas ao longo dos anos, com destaque para a taxa de mortalidade por 10.000 veículos que caiu de 2,64 (2004) para 0,89 (2015).
Confira os locais ondes serão instalados os novos detectores:
Avenida do Contorno, nº 8995 - Sentido Barro Preto / Savassi
Avenida Álvares Cabral esquina com avenida Afonso Pena - Sentido praça Afonso Arinos / Centro
Avenida Afonso Pena esquina com avenida Álvares Cabral - Sentido praça Rio Branco / Mangabeiras
Avenida Getúlio Vargas esquina com avenida Afonso Pena - Sentido Funcionários / Savassi
Rua Cláudio Manoel esquina com avenida Getúlio Vargas - Sentido Funcionários / Savassi
No https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/estrutura-de-governo/bhtrans/2018/documentos/2018_05_03Mai_Quantativo%20Radares.pdf você confere o mapa completo dos controladores eletrônicos.