O lado premium das marcas asiáticas

Hoje em Dia*
06/12/2015 às 08:41.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:13
 (Hyundai/Divulgação)

(Hyundai/Divulgação)

A estratégia da indústria japonesa de automóveis começou a tomar corpo no pós-guerra e seguiu uma cartilha cartesiana, que serviou de parâmetro para o restante da indústria asiática. Toyota, Honda e Nissan entraram no mercado norte-americano com modelos de baixo custo, fizeram volume e criaram selos de prestígio como Lexus, Acura e Infiniti, para fazer frente aos fabricantes premium alemães e britânicos. Os coreanos estão seguindo os mesmos passos do manual e depois de ganhar terreno com modelos de baixo custo, agora investem em emblemas de de valor agregado como a Genesis, marca de prestígio da Hyundai.
 
Grandes asas abertas, ao centro uma escuderia azul e nela a palavra Genesis está grafada. A nova marca herda o nome do sedã de luxo que iniciou o segmento. Equipado com tração integral e um V6 3.8 de 311 cv, o sedã concorre no segmento dominado por BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E.

Se os coreanos estão se aventurando no segmento de sedãs executivos, os japoneses já defendem flancos em outros nichos, como a Acura (Honda) com o superesportivo NSX. Já a Lexus (Toyota) tem mirado em modelos com motorização híbrida como o novíssimo ES, que conta com a versão 300h. Já a Infiniti (Nissan) aposta no novíssimo QX30, SUV compacto que mira no Porsche Macan.

*Com Alex Bessas

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