O que eu aprendi construindo um produto que foi distribuído em mais 30 países

13/06/2017 às 18:54.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:04

Geralmente ouvimos de investidores que devemos buscar um mercado GIGANTE para que nossa startup seja bem sucedida; certo? Talvez essa seja uma das maiores bobagens que eu já tenha ouvido na minha vida!
A Easy Taxi, por exemplo, nasceu através da minha revolta frente a dificuldade de conseguir um táxi no Rio de Janeiro, em junho de 2011. Nós focamos em um mercado extremamente segmentado: usuários de táxi que possuíam smartphone com plano de dados. Hoje, estamos falando de mais  30% da população brasileira. No entanto, em 2011, apenas 4% da população brasileira possuía smartphones com plano de dados. 

Nós focamos em um mercado extremamente nichado e entregamos um produto horrível, mas que atendia à necessidade daquele público, naquele momento. Resultado: nos tornamos uma das startups de maior sucesso na história, levando o produto para quatro  continentes e, durante a minha gestão, cadastrando mais de 500k taxistas e gerando mais 20M downloads. 

A lição que eu gostaria de passar para você que está, neste momento, se descabelando para colocar seu produto na rua é o famoso “niche to win”. Ou seja, foque em um nicho específico de mercado, para que você construa um produto vencedor.

Não caia na balela de “empreendedores“ sem CNPJ e investidores que nunca empreenderam na vida. Provavelmente eles dirão: “Nós gostamos de empreendedores que pensam grande. Você não está pensando grande o suficiente”.

Esqueça estes caras. Eles provavelmente se tornarão uma grande dor de cabeça durante a sua jornada. Confie em mim, você terá dor de cabeça suficiente empreendendo, principalmente, empreendendo no Brasil. 
O segredo aqui é achar o seu nicho: A formula <diferenciação de produto + segmentação de clientes> te dá a oportunidade de entregar valor ao seu público, mesmo que você tenha construído um produto horrível e (provavelmente) se tornar extremamente competitivo frente as opções que existem no mercado.
Poucos dos seus primeiros usuários estão esperando uma obra prima da usabilidade. Demorar para lançar a primeira versão é um erro clássico que faz com que a grande maioria das startups percam um elemento primordial do sucesso, o ”timing” (tempo certo para fazer algo).


Se você não sente vergonha da  primeira versão do produto, provavelmente você demorou tempo demais para lançá-lo; logo, abriu espaço para a concorrência fazê-lo na sua frente. Lembre-se, a vantagem de ser o primeiro player em um segmento geralmente é um fator determinante para o sucesso. Existem suas exceções, é claro. Mas geralmente ser o first mover é uma grande vantagem para você. Lembre-se que ideia vale 10 centavos a bacia, o que vale mesmo é a execução da ideia! 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por