O Rio continua lindo e colore o verão 2014

Lady Campos
21/04/2013 às 12:15.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:00

Rio de Janeiro - O formato compacto de tenda montada na Marina da Glória serviu de parâmetro para homogeneizar as tendências  19), depois de cumprir line up de 25 desfiles. O leque de apostas para a estação de calor segue a cartilha já apresentada nas semanas de moda de Nova York, Londres, Milão, Paris e, na sequência nacional, São Paulo e Belo Horizonte. O mood da nova estação aportou na semana carioca acrescida do savoir fair que só a Cidade Maravilhosa oferece. Com atestado de descontração e tom de brincadeira,  a maioria das marcas suavizou as linhas rígidas da alfaiataria com mix de estampas alegres, cores vivas e tons flúor, muito brilho de paetê e metalizado, além de transparências e efeitos mil na superfície das peças.

A ordem é simplificar o formato da roupa e complicar sua cobertura. É a velha história do fácil que, na verdade, é difícil. Com o minimalismo ditando os parâmetros de elaboração, poucas inovações surtem efeito. A não ser pela influência esportiva, que confere pitadas de novidade em um recorte aqui, outro ali, arredonda bainha de bermudas e vestidos, insere puxadores no cós de calças tipo pijama ou aplica faixa de tecido na lateral de leggings como se fosse listras.

Outra herança evidente do sportswear é a modelagem de camiseta que se estende para quase todos os vestidos da estação. Do casamento entre  a alfaiataria e a referência esportiva originou também a peça onipresente no Fashion Rio, a camiseta de shape quadrado. O inegável DNA da roupa masculina ressuscitou ainda o blazer e o colete, peças imprescindíveis no closet de calor. A semana fluminense elegeu a cor branca, símbolo de paz e elegância em qualquer estação!

 

Da Maria Filó, blazer branco/short com brilho; transparência no tricô Coven; barriga de fora no conjuntinho Oh, Boy! (Foto - Agência Fotosite)


Sauna, flora e pássaros de paraísos tropicais


A chancela de novidade do verão 2014 está muito mais na superfície da roupa do que em seu esqueleto. A começar pela exaltação das belezas naturais de nosso país e da fauna e flora de outros paraísos tropicais,  que originaram uma infinidade de estampas efusivas e únicas. Pássaros, flores, penas, mapa múndi e outros desenhos que transportam para lugares idílicos e mágicos estão presentes na roupa de calor.

Seja em doses homeopáticas ou exageradas, a decoração é uma máxima do próximo verão. Heranças étnicas da Ásia, África  e América é incontestável. Diferentemente da semana do São Paulo Fashion Week, em que o rol de desenhos na roupa lembrou grafismo, na passarela do Fashion Week, o clima folk marcou forte presença.

Enquanto a ostentação do luxo ainda é uma constante neste inverno, o verão aponta para uma vertente que mistura descontração e alegria no vestir.

De acordo com a consultora do Senac Moda Informação (SP), Luciana Parisi, a onda de tecidos encorpados, volumosos e sem peso continua em movimento e insere essas matérias em destaque no verão. Daí aparecem tecidos com textura semelhante à cestaria, tiras que se cruzam formando  padronagem em tressê, couro vazado e navalhado, cortes a laser originando desenhos, organza e seda com cara de tela plástica, cobertura de foil metalizado no jeans.

As interferências continuam com efeitos manchados, de furinhos como tela e mergulha novamente na onda da “bichomania”, com pele animal, camuflados, segundo Luciana, roubando espaço na estamparia.

As artesanias na roupa do verão, atestado que o Minas Trend Preview soube explorar com propriedade, chegou às areias do Rio, com a febre de bordados em miçangas, paetês e contas recobrindo a frente da roupa ou um detalhe da peça. Em outro momento, aplicações de recortes de tecidos formam flores e decoram o desenho com mesmo motivo. Para suavizar os excessos, a estratégia é transportar a transparência velando bordados, coberturas e estampas. Um jeito novo de reinventar o velho.

 

Colete em couro com recortes, da Iódice; metalizado  e pitada dos anos 80 da TNG; jardineira animal print Espaço Fashion (Foto - Agência Fotosite)



APOSTE

* Vale investir na calça de cós alto, seja modelagem pijama, alfaiataria, pantalona ou legging com blusa cropped (curta sequinha ou de shape quadrado)

* Invista na sobreposição como atestado de elegância. O blazer branco com recortes, aberturas nos ombros e pontas é perfeito.

* Não dispense o colete para produções joviais e cheias de bossa.

* Por hora, troque os shorts de alfaiataria por bermudas mais soltinhas e de bainha arredondada

* Para enfrentar o calor, it girls podem apostar de olhos fechados em shortinho curto, mas cuidado para não mostrar além da conta e escorregar na elegância

* Não saia de casa sem seu vestido-camiseta, item importante no closet das modernas

* Faça jus ao look conjuntinho, substituindo tailleur por saia evasê e blusa quadrada com estampa de bicho ou floral

* Produções mais elaboradas pedem transparência sobre bordados e outros efeitos artesanais.

* A ordem é colorir e colorir. Pintou a dúvida na composição de tons? Dê uma repaginada mergulhando na estética do mestre Yves Saint Laurent e reviva a dupla pink e coral

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por