(OAB-MT)
A Comissão de Direito da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB/MT) desencadeou campanha de arrecadação de absorventes para detentas da Penitenciária Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, e já recebeu mais de 14 mil unidades do material. A primeira entrega será realizada nesta terça, 14, às 16h, no auditório da entidade.
Segundo a OAB, diante da dificuldade de acesso aos materiais de higiene relatada pelas recuperandas a comissão se mobilizou e, durante alguns dias, arrecadou os absorventes por meio de doações de profissionais da advocacia e de outros segmentos da sociedade.
As detentas relataram que precisam utilizar retalhos dos uniformes, gaze e, às vezes, "até ficam com o sangramento escorrendo pelo corpo durante o período menstrual".
A Ordem informou que a medida "visa assegurar o direito à saúde e à dignidade das mulheres privadas de liberdade". Atualmente, são aproximadamente 180 recuperandas cumprindo pena na Penitenciária Ana Maria do Couto May, na Capital.
A Assessoria de Imprensa da OAB/MT informou que ao longo de cerca de duas semanas, além da mobilização das advogadas e advogados, a campanha contou com o apoio de entidades e das doações realizadas durante o evento "Diálogos sobre a Execução Penal", realizado na última quinta-feira, 9.
Mesmo após esta primeira entrega, as doações poderão continuar sendo realizadas na sede e nas salas de atendimento da OAB-MT em Cuiabá ou nos pontos de coleta organizados pela Comissão de Direito da Mulher.
Leia mais:
MP recomenda a Ministério da Saúde 'medidas' contra violência obstétrica
Segunda prova da OAB em 2019 será em junho; preparação é essencial
Fake news: notícia de que exame da OAB não é obrigatório para advocacia é falsa