Obama lidera pesquisa; Romney amplia maratona

Folhapress
05/11/2012 às 21:15.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:54

SÃO PAULO - O democrata Barack Obama e o republicano Mitt Romney se empenharam nesta segunda-feira (5) em uma verdadeira maratona de campanha pela vaga na Casa Branca, enquanto uma nova pesquisa reforçou o quadro de empate técnico, mas com uma ligeira vantagem para o candidato à reeleição. O comitê de campanha do republicano confirmou que o candidato vai estender sua maratona eleitoral para o dia das eleições, passando por dois Estados (Ohio e Pensilvânia), enquanto a campanha do democrata previa encerrar a agenda de eventos.

E no mais recente levantamento eleitoral, o presidente estava dois pontos percentuais à frente do rival na preferência do eleitor, conforme pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta segunda-feira, véspera das eleições.

Entre os 4.725 eleitores ouvidos em nível nacional, 48% declararam seu voto para o democrata, enquanto 46% apoiaram o adversário republicano. A pesquisa tem margem de erro de 3,4 pontos percentuais. Em Madison (Wisconsin), Obama insistiu no espírito de união nacional para pedir aos eleitores mais quatro anos.
"Caímos e nos levantamos como uma só nação e uma só pessoa", disse ele, antes fazer uma referência à tragédia provocada pela tempestade Sandy.

"Não importa o quão terrível essa tempestade tenha sido, nos recuperamos juntos, porque estamos nisso juntos", acrescentou, acompanhado do cantor Bruce Springsteen, que precedeu sua apresentação. Springsteen é um dos vários artistas que declararam seu apoio ao democrata, e deveria acompanhar o presidente em seus comícios em Columbus (Ohio) e Des Moines (Iowa).

Eleitores de Romney usaram de ironia para rebater os pedidos do democrata por um segundo mandato.  Enquanto o republicano discursava em Orlando (Flórida), seus simpatizantes gritavam em coro: "Um dia a mais! Um dia a mais". A frase é uma referência a um dos slogans de campanha de Obama, que pede "quatro anos mais".

Romney, tecnicamente empatado com o adversário em todas as pesquisas, reforçou o apelo para que os eleitores compareçam às urnas. "Precisamos de cada voto na Flórida. Pedimos a todos que nos sigam até a vitória na noite de terça", discursou ele, em sua primeira parada na agenda.
 
Depois da Flórida, o republicano tinha passagens previstas por Virgínia e New Hampshire. A passagem por Ohio foi remarcada para terça-feira, quando o candidato também deve passar pela Pensilvânia.  Já Obama deveria participar de uma dezena de eventos de campanha em Ohio, Wisconsin e Iowa.

Essas regiões estão entre os mais importantes para uma vitória. Muitos deles não têm uma predominância eleitoral clara de voto republicano ou democrata, sendo apelidados por essa característica de "Estados-pêndulo". E ganharam ainda mais importância nesta que é uma das eleições mais disputadas da história recente dos EUA.  

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por