Gratuito

Obra de Adélia Prado inspira programação da 13ª edição da Noite Mineira de Museus

Exposições, saraus literários, recitais de poesia, oficinas de criação, contações de história, rodas de conversa e apresentações musicais homenageiam os 90 anos da poeta mineira; 85 cidades recebem programação

Gabriela de Castro*
gabriela.castro@hojeemdia.com.br
07/10/2025 às 16:18.
Atualizado em 07/10/2025 às 16:48
A maior parte das atividades culturais são inspiradas em Adélia Prado, explorando a conexão entre a obra da escritora natural de Divinópolis e a mineiridade (Bruno Cantini / arquivo Atlético)

A maior parte das atividades culturais são inspiradas em Adélia Prado, explorando a conexão entre a obra da escritora natural de Divinópolis e a mineiridade (Bruno Cantini / arquivo Atlético)

Os 90 anos da poeta mineira Adélia Prado serão homenageados na 13ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas. O evento, nesta quinta-feira (9), contará com exposições, saraus literários, recitais de poesia, oficinas de criação, contações de história, rodas de conversa e apresentações musicais em 85 municípios mineiros. Belo Horizonte, Divinópolis, Contagem, Lagoa Santa, Juiz de Fora, Nova Lima e Montes Claros são algumas das cidades. 

A maior parte das atividades culturais é inspirada na obra de Adélia Prado. Em Divinópolis, cidade natal da escritora, a Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago propõe "Receitas de poesia: o sabor das palavras de Adélia", uma fusão entre culinária, memória afetiva e poesia. Os participantes serão convidados a explorar como a obra da autora transforma o cotidiano em arte, culminando na criação coletiva de um “livro de receitas poéticas”. 

Em Belo Horizonte, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) sediará o encontro "Adélia Prado: poesia, memória e patrimônio cultural", cuja proposta é estabelecer um diálogo essencial entre a poesia de Adélia Prado e os aspectos da memória e do patrimônio cultural mineiro. A programação completa está disponível neste link.

Projeto chega a mais 11 novos municípios 

A 13ª edição da Noite Mineira marca a expansão do projeto, com a adesão de 11 cidades que participarão pela primeira vez da iniciativa. Os municípios que estreiam nesta edição são: Araçuaí, Abaeté, Baependi, Bonito de Minas, Camanducaia, Capim Branco, Dom Joaquim, Jequitinhonha, Manhumirim, Rio Paranaíba e Senador Amaral. 

Realizada a cada dois meses, a Noite Mineira de Museus e Bibliotecas tem como objetivo promover o uso noturno de museus, bibliotecas e outros equipamentos culturais, ampliando o acesso da população à cultura em horários alternativos.

O projeto estimula que os espaços culturais ofereçam programações gratuitas à noite, como exposições, rodas de conversa, saraus, oficinas, visitas guiadas, apresentações artísticas, entre outras ações. 

Serviço:

13ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas

Data: 09/10 (quinta-feira)

Horário: 18h às 22h

*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca

Leia mais

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por