Obra de Ernest Hemingway ganha novo projeto gráfico

Maria Fernanda Rodrigues
23/09/2013 às 09:48.
Atualizado em 20/11/2021 às 12:40

Entre os 15 títulos de Ernest Hemingway (1899-1961) no catálogo da Bertrand, dona dos direitos de publicação da obra do norte-americano no Brasil, "O Velho e o Mar" foi o mais vendido. Ao longo de mais de meio século de livrarias brasileiras - e, principalmente, de compras governamentais (a última grande, de 30 mil livros, foi em 2009) -, a obra alcançou a marca de 1 milhão de exemplares comercializados. Na sequência, vem o também popular, mas de cifras mais modestas, "Paris É Uma Festa", com 150 mil exemplares vendidos.

Natural, então, que "O Velho e o Mar", livro publicado originalmente em 1952, que rendeu a ‘Papa’ Hemingway o Pulitzer e abriu caminho para o Nobel de Literatura que viria em 1954 e um dos muitos adaptados para o cinema, fosse o escolhido para inaugurar o novo projeto gráfico da editora, feito por Angelo Bottino. A 80.ª edição, já com a cara nova e texto revisado conforme o Acordo Ortográfico - a tradução, porém, é a mesma das versões anteriores -, acaba de chegar às livrarias. "Paris É Uma Festa" será o próximo, e sai entre outubro e novembro. "Adeus às Armas", "Por Quem os Sinos Dobram" e "O Sol Também se Levanta" saem até o fim do ano. Depois virão os outros títulos.

E tem mais novidade: "O Jardim do Éden", publicado postumamente, será lançado em 2014, e ficam na fila, para 2015, dois volumes com textos jornalísticos - "Tempo de Viver" e "Tempo de Morrer".

Um bom momento para reler os livros ou iniciar uma incursão pelo universo do mítico escritor que dirigiu ambulância na 1.ª Guerra e saiu ferido, cobriu a Guerra Civil Espanhola, participou da 2.ª Guerra, caçou na África, pescou em Cuba, foi boêmio em Paris, fez amigos e inimigos e que, aos 61, desistiu de viver, deixando de herança seu estilo conciso.

"Lida hoje, a obra de Hemingway se converte numa inesperada arqueologia do mundo atual. De um lado, ele foi um dos primeiros a recorrer à economia da expressão e à brevidade das frases como forma deliberada de dialogar com a celeridade provocada por meios de comunicação, à época, audiovisuais", avalia João Cezar de Castro Rocha, professor de literatura da Uerj, completa: "De outro lado, boa parte de sua fama como escritor foi construída com base na sua biografia. Ele pagou um alto preço por essa exposição excessiva; talvez agora possamos chegar a uma leitura mais equilibrada de sua ficção; daí, a importância dessa reedição".

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
http://www.estadao.com.br

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