Obra de Tomie Othake é danificada em incêndio do Memorial da América Latina

Folhapress
29/11/2013 às 18:29.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:28
 (TEDY COLOMBINI-BRAZIL PHOTO PRESS-ESTADÃO CONTEÚDO)

(TEDY COLOMBINI-BRAZIL PHOTO PRESS-ESTADÃO CONTEÚDO)

SÃO PAULO - O incêndio que atinge nesta sexta-feira (29) o Auditório Simon Bolívar, no Memorial da América Latina, em São Paulo, danificou parte da obra da artista Tomie Othake no local, uma tapeçaria de cerca de 800 metros quadrados, segundo a assessoria do Memorial. A instituição ainda não sabe dizer a extensão do estrago.

De acordo com informações preliminares, o incêndio teria começado na parte B da plateia, após um curto-circuito de uma lâmpada de emergência. O fogo teria se alastrado no carpete que forra o auditório.

Segundo o presidente da Fundação Memorial, João Batista de Andrade, o fogo teve início por volta das 15 horas, no forro do teto da plateia B do auditório Simón Bolívar, após um curto-circuito.

O local tem capacidade para cerca de 1.600 pessoas, mas estava vazio. Como a brigada de incêndio do memorial não conseguiu extinguir as chamas, foi necessário acionar o Corpo de Bombeiros.

Não havia nenhum evento programado para acontecer no auditório, segundo a assessoria de imprensa da instituição. Um funcionário do Memorial afirmou à reportagem que, por volta das 15 horas, a energia elétrica do local foi interrompida.

Momentos depois, quando a energia voltou, segundo o funcionário, houve um estrondo em um cabo e as chamas começaram neste momento. Outro funcionário teria tentado combater o incêndio, mas as chamas só aumentaram. Neste horário, o restaurante já estava fechado ao público.

Record

Vizinha do Memorial da América Latina, a Record está dando ordem de evacuação do prédio aos funcionários.

Apenas os profissionais diretamente envolvidos na cobertura do incêndio e equipes indispensáveis para o funcionamento da emissora permanecerão no prédio.

Os demais funcionários estão sendo dispensados para evitar riscos de intoxicação com a fumaça, conforme informou a assessoria de imprensa do canal.

Quatro bombeiros feridos

De acordo com informações do capitão Edson Massera, quatro bombeiros ficaram feridos, dois deles em estado grave, no incêndio do Memorial da América Latina

Parte da Avenida Auro Soares de Moura Andrade foi liberada no sentido centro. No sentido oposto, a via foi bloqueada. Segundo a São Paulo Transporte (SPTrans), algumas linhas de ônibus que circulam pela região foram desviadas.

As Linhas 7-Rubi e 8-Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que passam ao lado do Auditório Simon Bolívar, e na Linha 3-Vermelha do Metrô, que fica quase embaixo do prédio em chamas, não foram afetadas. As duas empresas, controladas pelo governo do Estado, decidiram não interromper a circulação dos trens.

Atualizada às 18:53

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por