Mostra "Tão Leve Quanto o Ar" fica em cartaz até janeiro
Artista é conhecido pelas obras de médio e grande porte feitas em aço inoxidável (Luciene Barbosa)
Está em exposição no Palácio das Artes a mostra "Tão Leve Quanto o Ar", do artista Giovani Fantauzzi. O conjunto de trabalhos do escultor elaborados em fios de aço de alta espessura ficará aberto à visitação até 28 de janeiro. A entrada é gratuita e a classificação livre.
O artista é conhecido pelas obras de médio e grande porte feitas em aço inoxidável. Ele conta que foi aluno e conviveu intensamente com o escultor, artista plástico e professor Amilcar de Castro, inclusive sendo responsável pelos trabalhos de menor porte concebidos pelo mestre. Fantauzzi também credita a Amilcar de Castro a faceta matemática que exprime em seus trabalhos.
Por influência das aulas e explicações do professor, todas as medidas, dimensões ou curvas das obras de Giovani Fantauzzi são baseadas na Sequência de Fibonacci, conhecida pela regularidade numérica percebida em diversos conjuntos de elementos da natureza. O “mundo real” acaba por ser quase sempre a referência para as criações do escultor.
“Muitas vezes parto de elementos do mundo real, mas todas as minhas esculturas são metáforas. De um rosto, de um inseto ou de um instrumento, sempre ressaltando o movimento através do aço”, define o artista.
Fantauzzi salienta que as obras criadas por ele não podem apenas vistas, como também tocadas e sentidas pelo público.
“Uma questão fundamental das minhas esculturas é o toque. Elas estão lá para que crianças, adultos, pessoas de todos os tipos peguem, coloquem as mãos, abracem, sintam que é de ferro, que balança e que existe no espaço. A minha arte é para isso, para ser manipulada com as mãos, senão eu não fico feliz”, finaliza.
Serviço:
Mostra "Tão Leve Quanto o Ar", de Giovani Fantauzzi
Data: até 28 de janeiro
Horários: de terça a sábado, das 9h30 às 21h, e no domingo das 17h às 21h
Local: Galeria Aberta Amilcar de Castro e Hall de Entrada do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)