Animal está em risco de extinção e será devolvido à natureza
(Suziane Brugnara / PBH)
O zoológico de Belo Horizonte passou a ser a casa de recuperação de uma onça parda que foi atropelada próximo a uma rodovia em Campos Altos, no Alto Paranaíba. O animal, que está em risco de extinção, será devolvida à natureza quando se recuperar.
Resgatado pelo Corpo de Bombeiros das cidades de Araxá e Uberaba no fim de fevereiro, o felino passou por uma cirurgia ortopédica de alta complexidade no hospital veterinário da Universidade para correção e fixação de uma fratura no osso da coxa da pata traseira esquerda.
Com o sucesso da cirurgia e a necessidade de reabilitação para que possa retornar à natureza em breve, o Centro de Triagem Animal de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama/IEF procurou o Zoo de BH para abrigar o felino até a plena recuperação.
Ao chegar a BH em março, a onça passou por uma avaliação médico-veterinária e comportamental e foi colocada em sistema de quarentena, período em que a adaptação e a saúde são analisados de perto, dia e noite. Por isso, atualmente o animal está abrigado em um recinto especial, fora da área de exposição do Zoo de BH, próximo ao Hospital Veterinário.
A previsão é que o animal retorne à natureza assim que ele alcançar as condições adequadas de mobilidade e segurança. A reintrodução da onça na natureza será feita pela equipe do IEF, em local próximo da área onde foi encontrada ferida.