Onda de ataques deixa pelo menos 12 mortos na Turquia

Estadão Conteúdo
10/08/2016 às 23:15.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:18
 (OZAN KOSE/AFP)

(OZAN KOSE/AFP)

Uma onda de ataques de curdos rebeldes mirando a polícia e soldados na principal cidade curda no sudoeste da Turquia deixou pelo menos 12 mortos, nesta quarta-feira, ao passo em que o país ainda lida com os desdobramentos de uma tentativa de golpe militar que ameaçou o governo.

Autoridades disseram que rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, na sigla em inglês) lançaram ataques simultâneos com bombas mirando veículos da polícia nas cidades de Diyarbakir e Kiziltepe, matando oito pessoas, enquanto quatro soldados foram assassinados em um ataque separado nas proximidades da fronteira com o Iraque, horas mais cedo.

O ataque em Kiziltepe foi causado por uma bomba ao lado de uma estrada que explodiu enquanto um ônibus da polícia passava. Três pessoas morreram e pelo menos 25 ficaram feridas, incluindo pelo menos cinco crianças com idades entre 2 e 5 anos, de acordo com um policial que falou sob condição de anonimato.

Ao mesmo tempo, um carro-bomba mirando a polícia explodiu em uma parte histórica da cidade de Diyarbakir, deixando pelo menos cinco civis mortos e outros 12 feridos, de acordo com o governo. A explosão ocorreu em um ponto de segurança em uma ponte sobre o rio Tigre.

Os ataques vieram horas depois de outra agressão, também creditada ao PKK, que matou quatro soldados e feriu nove nas proximidades da fronteira com o Iraque. A agência de notícias privada Dogan disse que o ataque tinha como alvo veículos miliares e foi realizado com explosivos improvisados.

Leia mais:
Turquia: Erdogan convoca comício contra tentativa de golpe militar
Governo da Turquia manda prender 90 militares das forças especiais
Turquia captura 11 suspeitos de tentar sequestrar Erdogan em tentativa de golpe

Fonte: Associated Press.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por