Prefeitura apresentou, nesta terça-feira (17), principais projetos para a mobilidade urbana em 2025
BH terá mais pistas exclusivas e preferenciais para o transporte coletivo (PBH/Divulgação)
Belo Horizonte vai ganhar mais 60 quilômetros de pistas exclusivas e preferenciais para ônibus a partir do ano que vem. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (17) pela prefeitura durante apresentação dos projetos de mobilidade urbana para 2025.
Na Via do Minério, por exemplo, serão quatro quilômetros entre o Anel Rodoviário e a Estação Ponto Milionários, na região do Barreiro. Não foram informados outros locais que ganharão as pistas.
A prefeitura também divulgou que a cidade vai ganhar 100 novos ônibus elétricos e que será feita, no ano que vem, a revisão da atual rede de transporte coletivo.
Dentre as ações está prevista a revisão de pontos de embarque e desembarque, com atualização de endereços, linhas atendidas e melhoria na sinalização, além de ajustes em desvios fixos.
Sobre o BRT Amazonas, a PBH informou que o projeto está na fase de elaboração de estudos técnicos de transporte e projetos de construção de faixas exclusivas e estações.
A ordem de serviço para os estudos foi assinada em junho. O projeto prevê a construção de mais de 24 km de faixas exclusivas e 15,2 km de outros tratamentos, como bolsões de caminhabilidade e melhorias nos baixios de viadutos.