(Divulgação)
O ano de 2015 foi difícil para todo mundo e a indústria automotiva não ficou de fora. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os emplacamentos encolheram 25,6% em 2015, comparado com o ano anterior. No total foram vendidos 2,47 milhões de unidades contra R$ 3,33 milhões do período anterior, que corresponde a 851 mil carros que deixaram de ser vendidos. E nesse cenário pouco atrativo, fabricantes se engalfinharam para conquistar a preferência do consumidor. E quem levou a melhor foi a Chevrolet, com o Onix.
O compacto fechou 2015 como o modelo mais emplacado do país. Foram 125.931 unidades licenciadas, segundo a Fenabrave. No entanto, em 2014, quando o popular terminou o ano na quarta posição, seus números foram de 150.829 unidades comercializadas. Ou seja, uma queda de 17%.
O Palio, que era o líder do mercado viu suas vendas despencarem de 183.742 em 2014 para 122.364 em 2015. Na terceira posição, figura o Hyundai HB20, que anotou 110.396 licenciamentos contra 119 mil do ano anterior.
Se a perda da liderança do mercado soou como uma pedra nos mocassins envernizados dos italianos, também doeu a queda de volume da Strada. A picapinha que registrou 153 mil unidades em 2014, fechou o ano passado com 98 mil emplacamentos e ficou com a quarta posição no ranking. Da turma dos Top 5, o único que registrou crescimento foi o Ford Ka. Em 2014 o carrinho teve 43.835 unidades vendidas no Brasil e em 2015 suas vendas saltaram para 90.187.
Mais que o dobro - Ford Ka, apesar da quinta posição, teve 90 mil unidades vendidas (Foto: Ford/Divulgação)
E o Gol?
Bom, o eterno líder tem vivido tempos de agonia. Em 2014, o hatch já tinha sentido a queda do ponto mais alto do pódio por um volume inferior a 400 unidades em relação ao Palio, com 183.356 unidades emplacadas. No ano passado, sofreu um duro golpe, com uma queda de 100 mil unidades, terminando o ano com 82 mil emplacamentos.