Cultura e natureza

Ópera da Serra da Capivara anuncia programação para edição 2024

Evento conta com projeções gráficas, holografia e diversos elementos visuais tecnológicos além de orquestra armorial e grupos de bailarinos

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 22/05/2024 às 18:17.
Neste ano, o tema da ópera será “Onça Rainha: uma jornada de rugidos e silêncios” (Divulgação / Serra da Capivara)

Neste ano, o tema da ópera será “Onça Rainha: uma jornada de rugidos e silêncios” (Divulgação / Serra da Capivara)

É no coração do Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, espaço que reúne o maior úmero de sítios pré-históricos e os mais antigos exemplares de arte rupestre de todo o continente americano, que acontece, entre os dias 15 e 27 de julho, a 6ª edição do festival Ópera da Serra da Capivara. Misturando música, teatro, circo e dança, o evento vem se consolidando como um dos mais relevantes da cultura brasileira e tem como palco principal o deslumbrante cenário da Pedra Furada, anfiteatro natural esculpido pela ação dos ventos ao longo de milhares de anos.

Neste ano, o tema da ópera será “Onça Rainha: uma jornada de rugidos e silêncios” e é inspirada no clássico filme Rei Leão. Com o feminino como protagonista e apontando a ancestralidade como único caminho possível para o futuro, o espetáculo transportará o público para os áridos horizontes da Caatinga, onde o sol abrasador e a terra seca escondem mistérios ancestrais.

É lá que surgem a majestosa Onça Rainha" e sua destemida filha e se
inicia um mágico caminho de tributo à força da amizade, à conexão com a terra e à coragem de enfrentar os desafios.

A ópera conta com projeções gráficas, holografia e diversos elementos visuais tecnológicos além de orquestra armorial e grupos de bailarinos da Escola de Dança Estadual do Piauí, de São Raimundo Nonato (PI), São Paulo (SP) e Curitiba (PR). O espetáculo tem direção geral de Sádia Castro e direção artística de Felipe Guerra.

Um festival múltiplo

A programação do festival Ópera da Serra da Capivara começa no dia 15 de julho com oficinas variadas e gratuitas na Praça do Abrigo, em São Raimundo Nonato, município sede do Parque Nacional da Serra da Capivara. Nos dias 22 e 23 de julho tem início a Ópera na Cidade, com
shows de Flaira Ferro e Lucas Dan, Duduca Moura e Jacurutrio, Isadora D’Lavor e Filipe Catto.

As apresentações acontecem sempre às 20h e também são gratuitas. O espetáculo principal, a ópera Ato Onça Rainha, acontece nos dias 25, 26 e 27 de julho, no anfiteatro da Pedra Furada, às 19h, seguido de shows nacionais encerrando a noite. Lia de Itamaracá, Xênia França e Almério são os artistas confirmados desta 6ª edição.

Parque Nacional Serra da Capivara

A Ópera da Serra da Capivara tem como objetivo ampliar a visibilidade e o fluxo turístico no Parque que ganhou o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1991. Fundado em 1979, é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e pela Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM).

Atualmente o Parque Nacional da Serra da Capivara contabiliza cerca de 30 mil registros rupestres pré-históricos em mais de 700 sítios, 64 deles abertos aos turistas.

“A realização do festival, desde sua primeira edição, resulta num aumento expressivo de turistas no Parque da Serra da Capivara. Dados do ICMBIO indicam que o público da Ópera já representa 30% dos visitantes que o Parque recebe ao longo de todo o ano. Queremos que a Ópera traga ainda mais luz a esse verdadeiro santuário e faça as pessoas descobrirem toda riqueza histórica e ancestral que o Parque oferece” afirma Sádia, diretora geral do evento.

Frutos econômicos

O crescimento do fluxo turístico gerado pela realização do festival também tem um impacto econômico expressivo no município de São Raimundo Nonato e cidades vizinhas, de acordo com a diretora.

“Hotéis e pousadas lotam com muita antecedência e restaurantes, bares,
lanchonetes, mercados, assim como produtores de souvenirs, veem sua demanda aumentar em 300% por causa do evento”, comenta.

Além disso, segundo Sádia, há um desenvolvimento notável na infraestrutura da região, em boa medida impulsionado pela Ópera da Serra da Capivara.

“Hoje, a cia aérea Azul opera voos para São Raimundo Nonato, por exemplo. A estrada que passa pelas comunidades e dá acesso à entrada principal do Parque foi inaugurada no ano passado. O Hotel Serra da Capivara foi totalmente revitalizado e hoje é um dos melhores do Piauí, ou seja, o festival com certeza contribuiu muito para todos esses ganhos.”.

A 6ª edição do festival Ópera da Serra da Capivara tem patrocínio do Governo Estadual do Piauí, da Prefeitura de São Raimundo Nonato e Sebrae, além de apoio do Hotel Serra da Capivara.

Serviço:
6ª edição da Ópera da Serra da Capivara - Ópera na Cidade

Datas: 22 a 23 de julho
Horário: 20h
Local: Praça do Abrigo, São Raimundo Nonato (Piauí)
Entrada gratuita
Ópera Onça Rainha: uma jornada de rugidos e silêncios
Datas: 25, 26 e 27 de julho
Horário: 19h
Local: Parque Nacional da Serra da Capivara
Valores: R$ 398 (inteira) e R$ 199 (meia- entrada solidária, mediante entrega de 1 kg de alimento não perecível na entrada do evento).
Mais informações: www.operadaserradacapivara.com.br

* Diretor Executivo da Assimptur

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por