(Reprodução/ Policia Federal)
Uma operação deflagrada em Coronel Fabriciano, na região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, combate, nesta sexta-feira (8), fraudes ao Auxílio Emergencial. Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
Segundo informou a PF, as investigações identificaram a atuação de quatro pessoas da mesma família da cidade, que se beneficiaram de, ao menos,18 contas de auxílio fraudadas.
As medidas tomadas durante a operação, que incluem bloqueio de valores e veículos dos envolvidos, fazem parte de uma Estratégia Integrada de Atuação contra fraudes no programa, da qual participam a Polícia Federal (PF), o Ministério Público Federal (MPF) o Ministério da Cidadania (MCid), a Caixa, a Receita Federal, a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU).
A ação tem como objetivo a identificação da ocorrência de fraudes massivas e desarticulação da atuação de organizações criminosas. “A Polícia continuará a adotar outras ações policiais visando coibir e apurar este tipo de fraude no Estado, sendo importante destacar à população que todos os pagamentos indevidamente realizados são objeto de análise por parte da PF e das demais instituições integrantes da estratégia integrada”, informou por meio de nota.
O crime de fraude do auxílio emergencial, pode ser enquadrado como estelionato e falsidade ideológica, com pena de 1 até 5 anos de prisão.