Vetus III

Operação de combate à violência contra idosos prende 90 pessoas em Minas

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
26/09/2022 às 16:21.
Atualizado em 26/09/2022 às 16:31

Uma operação para combater a violência e proteger idosos em situações de ilegalidade prendeu, em um mês, 90 pessoas em Minas, sendo 35 em flagrante.

Iniciada em agosto deste ano, a operação "Vetus III" é resultado da mobilização de diversas instituições estaduais, que se uniram para combater, prevenir, conscientizar e fiscalizar abrigos e residências que recebem idosos vítimas de violência.

Até a última quarta-feira (21), 387 vítimas foram atendidas e outras 11 resgatadas em todo o Estado. A operação é coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Segundo a pasta, em um mês foram realizadas 259 visitas e diligências policiais em abrigos, lares, residências e outros locais de moradia de idosos. Foram cumpridos 32 mandados de busca, 111 de prisão e 89 medidas protetivas de urgência.

Na última quarta foi realizado o dia "D" da operação, com o maior volume de fiscalizações. Foram 18 visitas de verificação de descumprimento de medidas protetivas, em 10 unidades de Belo Horizonte.

Operação "Vetus III"
De acordo com a Sejusp, a operação "Vetus III" realizou ações como cumprimento de mandados em aberto, vistorias e apuração de denúncias, instauração de inquéritos, realização de diligências e execução de mandados judiciais.

Além do socorro às vítimas, foram feitas também verificações do correto armazenamento de alimentos e itens de segurança e bem-estar dos idosos, em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária.

A operação, realizada de forma integrada pela Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público, secretarias de Estado de Saúde e Desenvolvimento Social, contou com o empenho de 5.458 policiais.

A violência contra o idoso é crime previsto em lei e pode gerar pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100 ou pelo Disque Denúncia (181).

Leia Mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por