foi apurada a existência de pelo menos quatro núcleos da facção no Estado
Estão sendo cumpridos sete mandados de prisão preventiva, inclusive do líder do grupo no Estado, e 12 mandados de busca e apreensão (MPMG/Divulgação)
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (26), a quarta fase da operação Mecanismo, que tem como alvos as principais lideranças da facção criminosa Comando Vermelho em Minas Gerais. Estão sendo cumpridos sete mandados de prisão preventiva, inclusive do líder do grupo no estado, e 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de Muriaé, Juiz de Fora, Cataguases e Rio de Janeiro.
Conforme a investigação, sete pessoas foram denunciadas pela prática dos crimes de organização criminosa armada; corrupção ativa, ingresso, promoção ou facilitação de ingresso de aparelhos celulares em estabelecimento prisional.
Segundo o MPMG, foi apurada a existência de pelo menos quatro núcleos da facção em Minas, que agiam, inclusive, no interior de estabelecimentos penais no Estado e do Rio de Janeiro. Veja abaixo:
As diligências, segundo o MPMG, ainda estão em andamento e mais detalhes serão dados no decorrer do dia de hoje. A ação foi desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Regional de Visconde do Rio Branco, com o apoio do Gaeco de Juiz de Fora, do Gaeco do Rio de Janeiro, Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) do MPRJ, Promotoria de Justiça de Execuções Penais de Muriaé e Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.