Em novembro recebi o convite para atuar na transição de governo em Joinville/SC, primeira prefeitura assumida pelo Novo no Brasil. Me afastei das atividades do Governo de Minas por 30 dias e embarquei para Joinville onde fiquei todo o mês de dezembro.
Por 30 dias trabalhei para preparar a chegada do prefeito Eleito, Adriano Silva, e da vice-prefeita, Rejane Gambin.
Fizemos um processo seletivo para a formação do secretariado envolvendo quase 1.500 candidatos, culminando na seleção de um time de 16 pessoas que vão ajudar a conduzir o trabalho na cidade. Mais 6.500 nomes estão ainda em avaliação para as diretorias e gerências, sendo que a seleção para as coordenações ocorrerá ao longo das próximas semanas. A decisão foi de submeter todas as vagas comissionadas da prefeitura a processos seletivos, que garantissem ampliação da participação de servidores e da população em geral, num processo de formação de equipe por mérito e capacidade técnica.
Organizar a chegada desse time, que não vem aparelhado nem cheio de vícios e esquemas, demandou o trabalho de muito mais do que dos cinco membros da equipe de transição, com equipes dedicadas ao processo seletivo, outros tantos voltados à construção do material de suporte a cada uma das pastas, além daqueles que cuidaram da análise do plano de governo para entregar para cada nova equipe a sua relação de metas e entregas, com cronogramas e resultados esperados para os primeiros 12 meses de mandato.
Num grupo que, ao final, se aproximava de 50 pessoas trabalhando, acredito que minha contribuição foi singela, mas Joinville ganhou um fã.
Muito não sabem, mas eu não nasci em Minas. Sou Paraense de nascimento, Goiano de registro, Tocantinense de documento... História comprida. Sou Mineiro de vida inteira e Belo-horizontino por opção, há mais de 30 anos. Agora sou também Joinvillense, por adoção. Tenho certeza de que ainda voltarei muito, seja para comer uma empada no Jerk, para passear pela Baía de Babitonga ou simplesmente olhar a chuva cair... (e como chove... rsrs)
Estou muito animado com tudo o que virá dessa nova administração. A mudança da política já começou e vai, passo a passo, se transformando em realidade.