Professor WendelFormado em Comunicação Social e Artes Cênicas pela UFMG. Professor universitário e deputado estadual pelo Solidariedade

Ano novo e o que vamos mudar

01/01/2021 às 16:44.
Atualizado em 05/12/2021 às 03:49

O início de um novo ano revigora os sonhos e traz expectativas de renovação. Os primeiros dias de janeiro são tempo de reflexão, planos e hora de criar metas para o novo ciclo que está começando. Mas a pandemia do novo coronavírus que ainda não acabou torna esse processo de projeções um pouco mais difícil. A verdade é que a pandemia trouxe muitas dúvidas e poucas certezas.

Estamos vendo vários países no mundo começando campanhas de vacinação, enquanto o Brasil ainda não tem plano de imunização. Sem expectativas de proteção, muitos de nós, brasileiros, precisamos conciliar os momentos de medo e insegurança com a esperança que é o que nos mantém firmes na caminhada.

Para mim, manter o otimismo, além de um autocuidado é também uma forma de motivar as pessoas que me cercam. Não acho que seja simples ter o pensamento positivo e acreditar em dias melhores, mas me mantenho numa constante busca por momentos de calma e prazer para equilibrar esses tempos difíceis. Encontro tranquilidade em minhas orações, no convívio ainda que limitado com familiares e amigos, e busco em atividades cotidianas como uma boa leitura ou um bom filme, a distração saudável e necessária para contrabalançar as notícias tristes. Focar no trabalho também é um exercício positivo para mim.

Mas não há receita, cabe a cada um buscar e se dedicar a algo que o faça bem. Eu acredito na mudança de ciclos como momentos propícios para modificarmos comportamentos e buscarmos novos projetos. 2021 começou e podemos nos motivar pelas inspirações do novo ano para nos dedicarmos aos sonhos.

É um clichê estabelecer metas a cada início de ano, mas acho que os contratempos do ano que passou nos obrigaram a algumas ponderações. Eu, por exemplo, ressignifiquei muitos aspectos da minha vida. 2020 foi especialmente um exercício de resiliência e empatia, que os aprendizados eu pretendo aplicar neste novo ano.

É o início de um novo ciclo também na política. Novos prefeitos e vereadores acabaram de ser empossados em todo o país e irão colocar em prática novos planos de governo. Estou confiante e otimista nos debates que serão travados para a construção de cidades melhores. Nas prefeituras e câmaras municipais há mais representatividade, são mais mulheres, negros, homossexuais e diversidade para pensar soluções para cidades plurais e democráticas. Eu, como deputado estadual, estou aberto e receptivo aos colegas de todos os 853 municípios de Minas Gerais, para somar e contribuir para melhorar a qualidade de vida dos mineiros em 2021. O meu desejo é que verdadeiramente tenhamos um Feliz Ano Novo!

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por