Professor WendelFormado em Comunicação Social e Artes Cênicas pela UFMG. Professor universitário e deputado estadual pelo Solidariedade

Coleta seletiva nas escolas: formação de valores

15/09/2017 às 18:24.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:35

Várias vezes afirmei a minha paixão pela área de educação e guardo a certeza de que ela é a base de tudo. Estou falando tanto da educação formal, que possui uma diretriz centralizada como o currículo quanto na educação não-formal, que tem como objetivo resgatar de forma efetiva, valores essenciais para a formação de cidadãos protagonistas de sua própria vida, trazendo para eles a prática da cidadania. Uma complementa a outra na formação de seres providos de conhecimentos técnicos para o fazer produtivo e de saberes em busca de uma melhor qualidade de vida.

É o caso da educação para a preservação do meio ambiente. Neste artigo vou abordar especificamente sobre a coleta seletiva nas escolas. Há cerca de três anos, fui procurado por um grupo de alunas do ensino médio do Colégio Magnum, sugerindo a criação de um Projeto de Lei para que todas as escolas públicas e particulares de Belo Horizonte implantem a coleta seletiva. Achei a ideia sensacional, principalmente partindo dos estudantes, demonstrando o quanto a nova geração está preocupada com a preservação do meio ambiente.

Assim, apresentei o Projeto de Lei 1385/2014, que está tramitando no plenário da Câmara e ainda falta ser aprovado em 2º turno e sancionado pelo prefeito. Espero que este projeto se torne Lei em breve, porque esta iniciativa de jovens estudantes demonstra o quanto é importante a escola trabalhar com atitudes, com formação de valores e com o ensino e a aprendizagem de habilidades e procedimentos. Neste contexto, a educação, enquanto prática social, constitui-se mediação fundamental para a preservação da vida no planeta. Ela deve ser assumida pela sociedade como processo de conscientização e princípio de cidadania. Será dessa maneira que estaremos revertendo o atual quadro de degradação sócio-ambiental, com o objetivo de evitar a imersão das próximas gerações num desastre ecológico.

Assim, a emergência da crise ambiental tornou-se uma preocupação específica da educação, pois a defesa do meio ambiente passou a ser responsabilidade de todos. É urgente que a educação ambiental se inicie desde a infância, para que as crianças sejam capacitadas para conhecerem seu meio e agirem em defesa dele, visto que este os afeta ou é afetado por eles. Não é suficiente apenas que se crie leis para preservação da natureza. É preciso existir um processo de construção, baseado na educação como ponto de partida. Por isso, apoio atitudes como deste grupo de estudantes.

  

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