Professor WendelFormado em Comunicação Social e Artes Cênicas pela UFMG. Professor universitário e deputado estadual pelo Solidariedade

Conectando por meio da educação

09/04/2021 às 13:29.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:39

Ao olhar para um mundo globalizado onde a tecnologia impera, não se pode deixar de pensar em uma educação que ofereça uma plataforma de ensino onde o aluno aprenda não somente através do quadro e do caderno, mas sim a partir de todos os recursos que a tecnologia nos oferece, e que servem de ferramentas para otimizar o processo de ensino e até o desenvolvimento de novos mecanismos cada vez mais apurados e práticos.

 Para além da melhoria da interatividade entre os alunos e professores, da praticidade combinada à efetividade e dos inegáveis benefícios dessa instrumentalização e da interdisciplinaridade, o investimento tecnológico na educação não se restringe apenas à garantia de um ensino mais completo e inclusivo, tendo vista que as vantagens de um ensino que engloba o digital, se estendem também para o campo da empregabilidade, uma vez que a informática ajuda o indivíduo na hora de se inserir no mercado e até acelera este processo.

 Pensando nisso, Laiz Soares, que disputou a última eleição para a prefeitura de Divinópolis, idealizou o projeto “Mais Tecnologia nas Escolas”, que juntos executamos para garantir que as emendas parlamentares voltadas à educação fossem destinadas às escolas estaduais de Divinópolis que mais necessitam e mais estão engajadas com este propósito. Seguindo estes critérios, um formulário on-line foi disponibilizado em nossas redes sociais e mais de 30 escolas participaram respondendo algumas perguntas e indicando a escola a ser contemplada.

 A mobilização da comunidade escolar em torno do projeto nos surpreendeu. Foram 4.567 participações e, no dia 5 de abril, Laiz e eu anunciamos numa live as quatro escolas mais votadas. As escolas contempladas com a emenda irão receber, cada uma, o valor de 40.000 para investir em tecnologia e na compra de computadores. As vencedoras foram: Escola Estadual Henrique Galvão, Escola Estadual Monsenhor Domingos, Escola Estadual Santo Tomaz de Aquino e Escola Estadual São Francisco de Paula. As expectativas são as de que os investimentos feitos possam contribuir para a melhoria do ensino digital nestas instituições e assim contribuir para uma formação ainda mais completa e abrangente. Professores e comunidade escolar enfrentam desafios para reinventar a escola, e juntos estamos buscando formas para manter os alunos engajados e oferecer um ensino de qualidade.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por