Outubro vai se encerrando e quero destacar a importância de três datas comemorativas e a campanha do Outubro Rosa. Esta tem como objetivo conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Uma campanha muito relevante, porque o câncer de mama é considerado o mais letal entre as mulheres brasileiras e com o diagnóstico precoce, o índice de cura é bem alto.
Quanto às datas comemorativas, que são muito importantes para lembrar à sociedade sobre a relevância de segmentos da sociedade, o destaque começa em 1º de outubro, quando se comemora o Dia do Idoso. Em 2025, seremos o sexto país mais velho do mundo, o que significa que um em cada quatro brasileiros terá mais de 60 anos. Portanto, uma questão que tanto o poder público quanto a sociedade devem estar atentos, pois as pessoas da Terceira Idade merecem todo nosso respeito e atenção. Inclusive, um dos meus artigos recentes abordou sobre esta questão sob o ponto de vista de um questionamento: BH está preparada para nossos idosos?
As outras duas datas são o 12 de outubro, quando se comemora o Dia da Criança, e o 15, Dia do Professor. Coincidência ou não, as duas datas que estão muito próximas, sem dúvida, realçam a importância da relação professor/aluno. Ao abordar o papel da escola no desenvolvimento do aluno, não se pode deixar de considerar a forte influência do professor na vida da criança. Os ensinamentos e os comportamentos sociais desempenhados pelo professor em classe servem como modelo para a aquisição e desenvolvimento do repertório de habilidades técnicas e sociais da criança. O professor tem em suas mãos a possibilidade de elaborar objetivos e procedimentos que tenham por meta melhorar ou promover a competência social e as relações interpessoais dos alunos.
O professor e o aluno são dois atores de extrema importância no processo de aprendizagem no contexto escolar. O aluno como agente ativo e participativo do processo da sua aprendizagem e o professor como agente na mediação entre o aluno e a busca por novos conhecimentos. É a partir deste processo que ocorre a formação de uma sociedade pensante, pois o docente contribui para a formação do senso crítico do aluno. Sendo a educação o pilar para a formação da cidadania, a relação aluno/professor é de suma importância para o desenvolvimento da Nação. Ao analisar sobre a campanha e os temas, podemos, então, afirmar que outubro é um mês muito significativo para reflexões sobre a vida em sociedade.