Se tratando de uma pandemia da qual ainda pouco sabemos, a incerteza se instaura no momento de traçar projeções e posturas a serem adotadas, seja no âmbito da saúde pública, cultura ou especificamente no caso trazido aqui, a educação. Partindo das informações que temos sobre a Covid-19, como conciliar o atual cenário com a complexidade protocolar que a retomada das aulas requer? O que o governo de Minas tem feito para contornar a situação?
São reflexões pertinentes para a data de hoje, 15 de março, na qual comemoramos o Dia Nacional da Escola. Minas Gerais se destacou nas ações do Regime de Estudo não Presencial e também avança no planejamento para oferta do ensino híbrido, que se divide em aulas presenciais e aulas online.
Pesquisas realizadas por especialistas em educação e saúde, apontam que o distanciamento social, especialmente no âmbito escolar, traz grandes e negativos impactos para o aprendizado das crianças e dos jovens, bem como para a saúde mental desse público. Comprovando a importância da escola para além da formação acadêmica; o ambiente escolar favorece a socialização, formação pessoal e cidadã.
Nesta perspectiva, o governo de Minas tem se empenhado no estabelecimento de protocolos devidamente capazes de tornar segura a volta às aulas no formato presencial. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde, disponibilizou a verba de R$ 350 milhões para investimento na rede.
A parcela da verba destinada às adaptações, prevê a disponibilização de itens de segurança e higiene aos estudantes e servidores, mudanças físicas nas escolas e a adoção de um distanciamento social rígido. O protocolo de volta às aulas no formato híbrido prevê ainda uma retomada de maneira facultativa e gradual, isto é, depende da concordância individual de cada responsável, dando preferência por alunos que não façam parte do grupo de risco e/ou que não possuam familiares pertencentes ao grupo de risco.
Enquanto o governo estrutura o plano presencial de volta às aulas, o ano letivo em formato remoto começou com novidades: o Regime de Estudo não Presencial, foi atualizado a partir das contribuições da comunidade escolar. Este ano, as apostilas com os Planos de Estudos Tutorados (PETs) passam a ser bimestrais e estão disponíveis gratuitamente, no aplicativo Conexão Escola 2.0 e no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br. Para os alunos sem acesso à internet, o PET será entregue, também gratuitamente, na versão impressa. As teleaulas do programa “Se Liga na Educação” serão transmitidas de segunda a sexta-feira, pela Rede Minas, de 7h30 às 12h30, e com reapresentação pela TV Assembleia.
Como professor e como entusiasta do poder de transformação social que a educação possui, acredito que adaptar a educação é o primeiro passo para reconstruir a esperança, o que nos ajudará a superar todos os desafios e prejuízos trazidos pela Covid-19.