A saúde mental é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas. Investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais é essencial para um convívio social mais saudável. Além de ser determinante para a estabilidade física, a saúde mental está relacionada à qualidade da interação individual e coletiva. No cenário atual, buscar alternativas que possibilitem a harmonia nessas relações é uma urgente necessidade.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que o conceito de saúde é bem mais abrangente que a simples ausência de doença: é um completo estado de bem-estar físico, mental e social e, dessa forma, merece atenção em todas as suas vertentes. Assim como a física, a saúde mental é uma parte integrante e complementar à manutenção das funções orgânicas. Nesse contexto, a promoção da saúde mental é essencial para que o indivíduo tenha a capacidade necessária de executar suas habilidades pessoais e profissionais.
Para o nosso estimado leitor do Hoje em Dia, deixo a reflexão: é verdade que muitas vezes enfrentamos dias, semanas ou mesmo fases em que as coisas parecem não caminhar bem. É verdade que, em tempos de nuvens pesadas, não é simples ou fácil encontrar a luz do sol. No entanto, reflita e acredite: haverá uma solução para o seu problema. Haverá um recurso para você superar a sua dor.
Mesmo nos mais complexos desafios, e ainda que muitas portas se fechem no trajeto, a persistência poderá nos levar a um trajeto de superação e descobertas. Identifique o seu melhor e acredite em você. Não há problema que, com esforço, suor, fé e persistência, não possa ser superado. Você vai conseguir e você vai celebrar a sua vitória. Aceite a sua realidade de lutas. Visualize a sua missão e lembre-se: um passo de cada vez, ainda que nem sempre o movimento seja para frente. É natural encontrarmos derrotas no caminho; a vida não é feita apenas de dias de glórias, e é normal que assim seja.
Quando pensar em sua vida, entenda que por mais ruínas que tenham sido acumuladas ao olhar para trás, o horizonte pela frente será sempre uma folha em branco. E é justamente nessa página que você poderá redigir um caminho diferente, com novas perspectivas e possibilidades. Tenha fé em Deus e dê a si mesmo, quantas chances precisar, pois ainda que a luta seja árdua, o sabor permanente da vida pode ser doce, leve, sutil e eterno.
Não se esqueça: pequenas ações do seu dia, como um abraço, um sorriso ou uma escuta sincera podem marcar a história de alguém em profundo sofrimento. Envolva-se.
Deputado Federal Lucas Gonzalez (Novo/MG)