Leandro MazziniMineiro de Muriaé, Leandro Mazzini é jornalista pós-graduado em Ciência Política pela UnB e escritor. Com Walmor Parente, Carol Purificação e Tom Camilo

Para delegados, desmembramento da PF ajuda corrupção

08/04/2016 às 21:28.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:52

Os delegados federais estão revoltados com a pretensão do ministro da Justiça, Eugênio Aragão, de desmembrar a corporação em setores, conforme revelou a Coluna, e não descartam irem à Justiça. Presidente da Associação (ADPF), o delegado Carlos Sobral alerta para as demandas da categoria: “Precisamos de mais efetivo, de novos concursos; temos carência de delegados, e evidentemente que seu fatiamento (da PF) prejudica a instituição como um todo e prejudica de sobremaneira o combate à corrupção”.

#Autonomia

Segundo Sobral, “as atividades da polícia ficarão enfraquecidas” se houver fracionamento. “A PF precisa de autonomia funcional, administrativa e orçamentária”.

Borrachudo oficial

O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) já vislumbra um Governo Temer. Diz que será a “frente da esperança”. “Exceto o PT, que virou emissor de cheque sem fundos”.

Agora, fuja!

Depois da brincadeira ao publicar foto sua supostamente morto, o prefeito de Itaperaçu (PR), Nenéu Artigas, se esconde em casa, porque o eleitor quer pegá-lo de verdade.

Não volta

Presidente do PRB, que desembarcou do Governo e do Ministério do Esporte, Marcos Pereira nega qualquer negociação com o Planalto, e diz que seria “constrangimento” voltar à gestão Dilma Rousseff. Sinal de que está com Michel Temer. A bancada na Câmara tem 22 deputados.

Concessões decolam

A despeito da tensa situação no Governo – se Dilma fica ou cai – o ministro da Aviação, Mauro Lopes, crava que estão programadas para Junho os editais de concessão dos aeroportos de Salvador, Recife, Fortaleza e Florianópolis.

Obra certa

A cidade mineira de Pouso Alegre terá o maior aeroporto de cargas da América do Sul. A Aviação Civil passou a administração para a prefeitura por 33 anos, e edital de licitação será lançado mês que vem. Há grupos asiáticos e europeus já na fila de espera.

Palanque

Primeiro dos mais de 120 a discursar, Evair de Melo (PV-ES), antes desconhecido do país, caprichou no gel, teve seus 15 minutos de fama e evocou até o papa Bento 16.

Novelas

A pergunta que não calava, com a comissão entrando a noite: Que novela iria liderar a audiência? ‘Velho Chico’, da TV Globo, ou ‘Velho Circo’, da TV Câmara?

Vale tudo

No vale tudo da briga, opositores espalharam ontem antes da sessão da comissão do impeachment que o deputado Henrique Fontana (PT-RS), pró-Dilma, estava com a gripe H1N1, e poderia contaminar todos no auditório. Era balela.

Bola cantada

A Coluna antecipou a estratégia do PT, e o AGU José Eduardo Cardozo foi a público ontem e confirmou. Só espera o resultado da votação na comissão do impeachment – que provavelmente será contra Dilma – para recorrer ao STF.

Manobra

Cardozo vai alegar que o relator, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), errou ao citar no documento as acusações da operação Lava Jato, sobre a delação do senador Delcídio do Amaral. Alegará que a comissão tentou fabricar provas contra Dilma, e não apenas apreciar o mérito da denúncia das ‘pedaladas fiscais’.

Corredor polonês

Em Brasília, antipetistas fazem plantão no Aeroporto JK para registrarem as cenas de constrangimento público. Com folhetos às mãos de identificação de parlamentares, cercam os políticos, que não contam mais com sala VIP no terminal.

Poder da natureza

É apenas um respiro nesses tempos de Poder na UTI. Uma família de cinco gaviões tem enfeitado o gramado do Congresso Nacional nas últimas semanas.

Ponto Final

“Destituir um presidente da República após a redemocracia é algo que tem que ter muito critério”

Do deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), na comissão do impeachment.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por