A Inteligência Artificial está revolucionando a forma como as empresas e as pessoas lidam com informações e tomadas de decisão. Com o uso de algoritmos avançados, a tecnologia permite que máquinas realizem tarefas com velocidade e precisão, transformando completamente a indústria.
Recentemente, inteligências artificiais (IA) capazes de criar, do zero, imagens e retratos com apenas com uma sugestão escrita se popularizaram e, desse movimento, surgiu o ChatGPT. Uma solução desenvolvida pela OpenAI capaz de desenvolver textos e responder perguntas de maneira coesa e precisa.
A inteligência artificial pode compreender e gerar textos relacionados aos mais diversos assuntos, tornando-se uma ferramenta útil para chatbots, sistemas de assistente virtual e, até mesmo, geração de conteúdo.
De acordo com Samuel Pereira, especialista emnegócios digitais, empresário, investidor e fundador da SDA Holding, existem quatro funções principais na execução da Inteligência Artificial da OpenAI. “A primeira delas é a criação de conteúdo. O sistema é extremamente poderoso do ponto de vista de trazer informações sobre os mais diversos assuntos, sendo uma ferramenta incrível para auxiliar no desenvolvimento de roteiros capazes de se destacar no ambiente digital, nos mais diversos formatos”, revela.
Além disso, o ChatGPT consegue responder perguntas e tirar dúvidas com alguns simples comandos textuais. “Isso acontece com base em seu treinamento em dados de texto da internet. Ele utiliza o processamento de linguagem natural e algoritmos de deep learning para compreender o contexto da pergunta e gerar uma resposta apropriada que, na maioria dos casos, apresenta um contexto extremamente humanizado, excluindo a impressão de que o texto foi feito por um robô”, relata Samuel.
Para o fundador da SDA Holding, as possibilidades apresentadas pela solução no sentido de automação também devem ser levadas em consideração. “A ferramenta é inteligente ao ponto de criar automações capazes de tornar os processos de venda ainda mais práticos, reduzindo o tempo para efetuar uma transação e otimizando o tempo de trabalho dos colaboradores”, pontua.
Samuel acredita que o ChatGPT também será fundamental para o futuro das ferramentas de suporte e atendimento. “A inteligência artificial pode ser treinada e aprender a responder, exatamente, as dúvidas apresentadas por clientes de determinadas companhias. Ela pode ser perfeita para otimizar o tempo de respostas e atender grandes demandas simultaneamente. Com o auxílio desse tipo de solução, a indústria e o mercado contam com boas perspectivas para um melhor atendimento pré e pós-venda”, finaliza.