Tempo de InovaçãoTudo sobre o universo das startups, empreendedorismo e ecossistema inovador.

Como o Metaverso e novos conceitos de tecnologias digitais devem impactar a Construção Civil

Publicado em 20/04/2022 às 06:01.

O mundo todo está passando por diversas mudanças e na Construção Civil e Engenharia brasileira o cenário não seria diferente. Já se percebe uma grande aceleração na transformação em modelos de trabalho e na evolução das tecnologias implementadas e utilizadas.

 A inovação digital também tem atuado na transformação da construção civil, como no caso do conceito de metaverso, que permite que o mundo real e os meios virtuais se complementem. Com a eliminação dessas barreiras, a solução vem sendo cada vez mais utilizada para apresentar lançamentos de empreendimentos através de ferramentas virtuais que eliminam a necessidade da presença física. Com a possibilidade das simulações digitais, haverá uma transformação total na construção civil e engenharia?

 Igor Pinheiro – CEO do Inova Civil e coordenador do curso de Engenharia de Estruturas desenvolvido em parceria com a Unyleya, uma das primeiras Instituições de Ensino 100% EAD no Brasil, aborda as principais mudanças deste mercado cercado de oportunidades e fala sobre o perfil desejado para o profissional do futuro.

 De acordo com Pinheiro, não houve mudanças significativas por conta do metaverso. Ele acredita que ainda estamos distantes de termos um verdadeiro impacto com essa nova tecnologia de realidade virtual.

 “As iniciativas de compra imobiliária de terrenos virtuais na nuvem ainda são pontuais e causam mais burburinho da mídia que efeitos reais e práticos no mercado. Apesar de não ser considerado metaverso, algo que está consolidado no mercado e possui algumas referências ao tema é a metodologia BIM”, compara.

 A BIM (Building Information Modelling – Modelagem da Informação da Construção) vêm sendo fortemente utilizada por profissionais da construção civil, assim como na engenharia mecânica e de produção. Essa tecnologia busca integrar todas as informações de uma obra desde a concepção e desenvolvimento do projeto até a finalização do empreendimento.

 Nessa modelagem, todas as informações do empreendimento estão congregadas em uma única plataforma e podem ser acessadas para conhecimento dos envolvidos. Assim, pela utilização do BIM é possível verificar detalhes do projeto, orçamento e fase de evolução do empreendimento.  

  Outra tendência disseminada na engenharia são as tecnologias 4.0, também conhecidas como Quarta Revolução Industrial. São características dessa tendência a conectividade, Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, data science, big data, machine learning e diversas outras tecnologias que transformam a maneira como as máquinas se comunicam, otimizando o uso das informações coletadas para as tomadas de decisão, seja nas etapas de desenvolvimento de projeto ou de execução das obras.

  De acordo com Igor Pinheiro, a sustentabilidade é um tema em alta na construção civil. Cada vez mais os clientes buscam saber a procedência dos materiais e como a construção foi realizada. “No momento em que as construtoras entendem e investem em soluções sustentáveis e certificações verdes, estão, além de ajudando o meio ambiente, aumentando o potencial competitivo e de diferenciação de seu produto perante o mercado”, ressalta.

  O desenvolvimento de novos materiais em diversas áreas, tanto na construção civil quanto na indústria, é imprescindível para serem desenvolvidos soluções e produtos com maior eficiência sustentável.

 Oportunidades de carreiras dos profissionais da engenharia

 As possibilidades de atuação do engenheiro são amplas, inclusive em áreas distintas da engenharia. Nesse sentido, o profissional pode trilhar uma carreira pelo ensino, pesquisa, consultoria, projetos, inspeções, entre tantas outras áreas relacionadas à sua formação.

 O engenheiro está presente em empresas públicas e privadas em áreas como petróleo, construção civil, indústria automotiva e manutenção. Além disso, os profissionais são altamente competitivos em cargos de chefia, gestão e no mercado financeiro, em bancos, consultorias e corretoras.

  “O mais importante é achar sua área de atuação específica e entender que os estudos não devem parar ao fim da graduação, pois o mercado possui uma mudança constante de tecnologias e o engenheiro precisa estar atento para buscar sempre as soluções mais otimizadas para seu projeto e obra”, comenta.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por