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Mineiro assume presidência do Cubo Itaú

Publicado em 02/06/2022 às 06:00.

O Cubo Itaú, mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, anuncia nova estratégia com reforço na gestão para alavancar a nova era do ecossistema da região. A grande novidade é a chegada de Paulo Costa, executivo com passagens pela Accenture e Neo, que se torna CEO da instituição. Pedro Prates, até então líder da iniciativa, passa a apoiar Anderson Thees e Manoel Lemos na criação da plataforma de investimentos em Startups anunciada pelo Milton Maluhy em abril deste ano. Paulo Costa irá reportar para o trio.

“Estou honrado com o desafio de continuar a contribuir de maneira ativa para o desenvolvimento do ecossistema de inovação brasileiro e agora por meio de uma plataforma tão transformadora como o Cubo, que conheço tão bem. É um novo capítulo em nossas histórias que estou ansioso para ajudar a escrever”, comenta Costa. Segundo o executivo, o objetivo é ampliar o diálogo com agentes do mercado, incluindo investidores, fundos, corporações, entidades do ecossistema e, principalmente, os empreendedores, que são o foco do Cubo.

O novo líder do hub passou os últimos dois anos na Neo, gestora de fundos de investimentos, onde era uma dos gestores e responsável por apoiar o fundo Neo Future, e as empresas as quais são acionistas, em desafios relacionados a estratégias digitais e inovação tendências e comportamento de consumo. 

Formado em administração de empresas com especialização em marketing, pós graduado em “Gestão de Marcas e Identidade Corporativa” e “Finanças Corporativas Avançadas”, iniciou sua carreira como empreendedor digital com a participação na fundação e desenvolvimento de diversas startups. Em 2015, passou a fazer parte do mundo executivo na Accenture, onde ficou por 5 anos como diretor de inovação, boa parte deles dentro do próprio Cubo.

“Estou muito orgulhoso deste novo momento de evolução do Cubo, empresa que ajudei a criar e tive a honra de gerir nessa fase de alto crescimento. Fico muito satisfeito em contar com a participação do Paulo, profissional que admiro há tempos. Vamos exponencializar a proposta de valor do Cubo em um ecossistema tech mais maduro do que quando começamos”, comenta Pedro Prates.

Em 2021, as startups do Cubo Itaú receberam mais de R$3 bilhões em investimento, um número 60% superior a 2020, e geraram  mais de 7 mil empregos, um aumento de 120% em relação ao ano anterior. O ano foi marcado pela chegada de importantes parceiros para a comunidade, como NTT Data, Anjos do Brasil, Liga Ventures, São Martinho, Itaú BBA, entre outros. O objetivo é agregar cada vez mais agentes essenciais para o fomento e desenvolvimento do ecossistema de inovação.

Inaugurado em setembro de 2015 pelo Itaú Unibanco em parceria com a Redpoint eventures, o Cubo Itaú é o mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, uma organização sem fins lucrativos que potencializa a conexão e a criação de negócios entre grandes empresas e startups. 

O Cubo Itaú está sediado na região da Vila Olímpia, em São Paulo, e, por meio de suas plataformas física e digital, contribuiu com o crescimento das mais de 300 startups curadas que fazem parte de seu portfólio e refletem mais de 20 segmentos de mercado, contemplando, assim, empreendedoras e empreendedores de todo o Brasil e de diversas regiões do mundo. 

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