Tempo de InovaçãoTudo sobre o universo das startups, empreendedorismo e ecossistema inovador.

Mobilidade elétrica: projeto busca avançar no desenvolvimento seguro no Brasil

Publicado em 08/07/2022 às 06:00.

Impulsionado pela demanda por alternativas de mobilidade sustentável, o mercado de veículos elétricos vive um crescimento expressivo, mesmo após o impacto econômico da pandemia provocada pela Covid-19. De acordo com dados da consultoria LMC Automotive, as vendas mundiais de veículos elétricos aumentaram para 4,5 milhões em 2021 em comparação a 2,1 milhões em 2020. No Brasil, as vendas tiveram um crescimento de 78% no primeiro quadrimestre de 2022, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O aumento também é impulsionado pelas metas de redução de emissão de carbono firmadas pela comunidade internacional, tendo destaque no Brasil em razão da matriz elétrica do País, cuja origem é 80% de fontes renováveis. 

Apesar da expansão, o setor ainda enfrenta desafios como a importação de matérias-primas, o desenvolvimento tecnológico e o fortalecimento de toda a indústria no Brasil. Entre os aspectos fundamentais para potencializar esses avanços, está a garantia de segurança e desempenho dos veículos para a sociedade.  

Buscando contribuir para sustentar o avanço do mercado no Brasil, o primeiro laboratório de terceira parte para ensaios em componentes ligados a veículos elétricos do Brasil deve ser inaugurado no Campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) até o final de 2022. O espaço, nomeado E-mobility, contará com equipamentos rastreados e calibrados, que garantam mais segurança e melhor desempenho às baterias e estações de carga dos veículos. O laboratório atende à crescente demanda mundial por carros elétricos mais econômicos e menos poluentes e deve ter investimento inicial estimado de R$ 20 milhões. 

A iniciativa, pioneira no Brasil, é fruto de uma cooperação entre o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a PUCRS – por meio de seu complexo de Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios (Labelo) – e o grupo global de certificação de produtos PCN, da Coreia do Sul, e está fundamentada no Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação. 

Durante esta semana, houve assinatura de um Memorando de Entendimento entre as partes, possibilitando a troca de conhecimento e metodologias a respeito do tema, além do acesso das equipes ao que há de mais moderno em mobilidade elétrica. A comitiva participou, ainda, de uma série de seminários que expuseram os riscos associados à utilização de bateria em veículos os padrões de qualidade necessários para a garantia de segurança, bem como as melhores práticas de reciclagem (segunda vida) e descarte dos produtos. 

“Com a expansão dessas tecnologias no País, é necessário assegurar a qualidade e a segurança desses equipamentos, a fim de garantir a eficiência e minimizar os riscos de acidentes a consumidores. Assim, o encontro é uma possibilidade de intercâmbio de conhecimentos entre as equipes e de grande importância para a implementação do laboratório brasileiro, bem como de regulações para certificações no setor”, destaca o diretor do Labelo-PUCRS, Israel Teixeira.   

Como parte do desenvolvimento do projeto, até a esta sexta-feira (8) membros das três instituições integram uma missão técnica no país leste-asiático com o objetivo de aprimorar, fortalecer e desenvolver conhecimento na área de sistemas de controle e armazenamento de energia. 

Parte da agenda que vem sendo cumprida pelo grupo ocorreu no KTL, um dos maiores e mais tecnológicos laboratórios de ensaios e avaliações da conformidade do mundo, ligado ao Ministério do Comércio, Indústria e Tecnologia da Coréia do Sul. As equipes foram recebidas pelo presidente do laboratório, equiparado a vice-ministro do país, e pelos engenheiros responsáveis por realizar os ensaios.

Os integrantes da missão técnica tiveram contato com o que há de mais avançado em equipamentos e metodologias de testes no assunto. Foram realizadas visitas a outros institutos de tecnologia avançada na Coréia do Sul como o KAIST (Instituto de Ciências e Tecnologias Avançadas da Coréia do Sul, na sigla em inglês) e o KATRI (Instituto de Testes Automotivos da Coréia do Sul, na sigla em inglês). 
 

Outro destaque da missão foi a assinatura de Memorando de Entendimento entre o laboratório sul-coreano, o Labelo-PUCRS, Inmetro e PCN, a fim de fortalecer a parceria já existente. A comitiva também realizará encontros com de empresas ligadas à mobilidade elétrica como Samsung, LG e Hyundai e uma visita à fábrica de estações de carga da CHAEVI, em grande medida responsável por implementar a infraestrutura de recarga no país. 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por