Fazer um intercâmbio é o sonho de muita gente, mas realizá-lo nem sempre é fácil. Quem dispõe dos recursos financeiros necessários para encarar a aventura precisa recorrer aos serviços de uma agência, que faz todo o trâmite necessário para providenciar a documentação, a matrícula na escola, passagens e moradia para o estudante no destino escolhido. É justamente essa realidade que a Escola do Intercâmbio quer mudar.
Atualmente, boa parte do dinheiro investido em um programa de estudos no exterior fica com a agência. São essas empresas que prestam toda a consultoria necessária para avaliar a melhor escola, o curso e apresentar as regras de cada país para o estudante. Esse serviço, obviamente, tem um custo alto. O consultor, que é quem faz o atendimento ao aluno dentro de uma agência, recebe em torno de 1 a 5% do valor investido. A proposta da Escola do Intercâmbio é eliminar a intermediação feita pelas agências, proporcionando a formação do consultor e um relacionamento direto entre o estudante e o vendedor.
O projeto, idealizado pelo ex-intercambista Danilo Veloso, tem a missão de disruptar o mercado de intercâmbios, colocando poder e autonomia nas mãos dos consultores e estudantes, e não mais nas de uma agência. “É triste ver o consultor, que é uma peça fundamental para que o negócio se concretize, ganhando tão pouco. Eles podem ganhar até três vezes mais dentro da nossa plataforma. É mais ganho para o consultor e para o intercambista, que não terá que pagar as taxas do serviço de uma agência, conseguindo comprar pacotes mais baratos”, esclarece o fundador da startup.
Para oferecer todo o apoio necessário para que o consultor trabalhe de forma independente, a Escola do Intercâmbio disponibiliza um programa de formação em vendas, marketing e estruturação do negócio, a fim de que esse profissional, tendo experiência ou não, esteja apto a operar no mercado de intercâmbios. Há ainda um CRM, que permite que ele faça a gestão de seus clientes. “Queremos ajudar quem já está atuando na área a se libertar das agências e ainda possibilitar que outras pessoas entrem para esse rentável segmento de mercado”, pontua Veloso.
Os interessados em se tornarem consultores de intercâmbios devem se cadastrar no link https://escoladointercambio.com/. A startup liberou acesso gratuito aos 1 mil primeiros interessados em fazer o programa de capacitação. “Nossa expectativa é validar o modelo de negócios e depois trazer ainda mais novidades para o setor, permitindo que cada vez mais estudantes realizem o sonho de estudar fora do país”, finaliza o empreendedor.