Ricardo RodriguesConselheiro da Abrasel-MG, Diretor do restaurante Maria das Tranças e da Cruz Vermelha, Mentor, Palestrante e Consultor Sebrae

Fica a dica

Publicado em 13/01/2023 às 06:00.

Hoje quero reforçar a importância de estarmos à frente de negócios de alimentação fora do lar socialmente responsáveis e com compromisso ambiental. Para começar, não deixe de separar e descartar o lixo do seu estabelecimento de forma correta. Quem não age assim, inclusive, vem gerando inúmeros prejuízos para o meio ambiente e para o planeta. Só no Brasil, recicla-se apenas 3% de 30% do lixo com potencial para ser reciclado. Por isso, essa está entre as principais e mais urgentes preocupações relacionadas à sustentabilidade em restaurantes e em outros tipos de negócios.

Ah! E você também pode utilizar o lixo orgânico para produzir adubo através da compostagem e reaproveitá-lo para fazer uma horta em seu estabelecimento. Essa é uma ação simples, barata e ainda reduz os riscos de contaminação.
Outra importante dica é, ao invés de comprar de fornecedores de outras localidades, priorizar os locais ou os mais próximos da sua região. Essa atitude, além de incentivar a economia local e a agricultura familiar, contribui para diminuir a poluição do ar.  

Isso porque, pelo fato de estarem mais perto de você, esses fornecedores irão gastar menos combustível para realizar a entrega. Comprar de fornecedores locais também é interessante para saber a origem dos produtos e assim transmitir mais confiança aos clientes.

Usar embalagens sustentáveis também é fundamental. Lembre-se que as tradicionais, de plástico e seus derivados, levam cerca de 400 mil anos para se decompor. Logo são um grande inimigo para a sustentabilidade do meio ambiente, principalmente quando descartadas de forma incorreta. 

Não posso terminar o texto de hoje sem falar da importância do uso de menos papel nos processos. Embora visto como algo ultrapassado, usar blocos de nota para anotar pedidos ainda é um hábito comum em muitos restaurantes, o que já devia ter mudado, afinal, a conta é simples: o papel vem da celulose e quanto mais papéis em nossas rotinas, mais árvores serão derrubadas.
 
Por fim, utilize um sistema de captação de água da chuva. Em regiões de clima temperado, com chuvas frequentes, como a nossa, é uma boa ideia reutilizar essa água para atividades como higiene da parte externa do restaurante. As cisternas, aliás, são boas alternativas para armazená-la.

Anotou tudo? Esses hábitos não só otimizam seus custos como também fazem um bem danado ao planeta. Se você ainda não desenvolve algum deles, por que não começar a executá-los hoje mesmo? #ficaadica!

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por