Ricardo RodriguesConselheiro da Abrasel-MG, Diretor do restaurante Maria das Tranças e da Cruz Vermelha, Mentor, Palestrante e Consultor Sebrae

Gastronomia é, sobretudo, lembrança

Publicado em 30/09/2022 às 06:00.

Na semana passada tive o prazer de participar do Congresso da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL), em Porto Alegre (RS). Para quem não sabe, o grupo nasceu, mais precisamente, em 4 de março de 1994, em Petrópolis (RJ). Como o projeto acontece na prática: ao visitarem restaurantes associados e consumirem pratos específicos do cardápio, os clientes levam uma peça exclusiva em cerâmica para casa. 

O material é feito em louça de alta qualidade, resistente, produzido especialmente para ser pendurado e exposto como uma peça de arte, ou seja, é o troféu de todo colecionador. Cada prato possui um desenho original e exclusivo, sempre muito alegre, de cores vibrantes e tom bem humorado.

Só para vocês terem uma ideia da grandiosidade do movimento, desde que ele surgiu, há quase 30 anos, já foram fabricados mais de 1,2 milhão de Pratos da Boa Lembrança. Ele é, sem dúvida, o principal produto da Associação e tem sua importância ao cumprir uma missão: por meio de sua representação figurativa deixar na memória do consumidor uma experiência gastronômica única.

Atualmente com sede em Tiradentes, Minas Gerais, a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança trabalha, no máximo, com 99 associados espalhados por todas as regiões brasileiras e conta com uma rede de chefs e empresários de grande representatividade no país. Entre as atividades da ARBL posso destacar ainda a realização e apoio a diversos eventos gastronômicos, parcerias institucionais, produções literária e audiovisual, além de atuação nas mídias sociais e web.

Na semana passada, inclusive, estive em um congresso da ARBL, realizado em Porto Alegre (RS), marcado pela integração dos membros e associados da Boa Lembrança de todo o Brasil. O encontro, claro, foi regado a muito vinho, pelo fato de estarmos nas serras gaúchas, e à típica e deliciosa gastronomia da região.

Na ocasião, houve a eleição do sucessor da atual presidente da associação, Beth Beltrão, chef e proprietária do restaurante Virada’s do Largo, em Tiradentes. Após comandar a ARBL durante dois mandatos - 2019/20 e 2021/22 - ela passa o bastão, a partir de 1º de janeiro de 2023, para o chef e sommelier gaúcho Pedro Hoffmann, este à frente do restaurante de cozinha italiana em Porto Alegre Peppo Cucina. 

Portanto temos o término da gestão de uma autêntica mineira no comando deste grupo que, assim como a Abrasel, também é representativo em nosso país.

Por isso, aproveito o espaço, que me é gentilmente cedido, para parabenizar a querida Beth pelo ótimo desempenho como presidenta da ARBL ao longo desses últimos quatro anos – dois deles dificílimos por conta da já sabida e sofrida pandemia – e desejar sucesso ao Pedro Hoffmann, que assume a direção para o biênio 2023 e 24.

E assim seguimos: construindo elos e pontes que nos unem e fortalecem.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por