Ricardo RodriguesConselheiro da Abrasel-MG, Diretor do restaurante Maria das Tranças e da Cruz Vermelha, Mentor, Palestrante e Consultor Sebrae

O quilo é nosso

21/10/2021 às 16:20.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:06

Invenção genuinamente brasileira, o restaurante de comida a quilo é a escolha diária de milhões de pessoas em todo o país. O primeiro estabelecimento deste tipo no Brasil, e consequentemente no mundo, foi criado em 1984, em Belo Horizonte, por Fred Mata Machado. Ele manteve em funcionamento, durante três anos (1984-1987), a primeira de suas quatro casas, que se localizava na Rua Professor Antônio Aleixo, quase esquina com a Rua Rio de Janeiro, no bairro de Lourdes. Foi a partir dali que o conceito se espalhou.

Uma refeição tão singular da culinária brasileira merece, obviamente, todas as homenagens. Por isso, a Abrasel acaba de realizar em todo o país a 5ª edição do ‘Concurso O Quilo é Nosso’, que irá premiar o melhor restaurante desse segmento no Brasil.

Na capital mineira e Grande BH, 16 casas participaram da competição, dividida em três etapas. Na primeira, que termina hoje, cada uma criou uma receita especial que valoriza o estilo self-service. Neste período, os estabelecimentos foram avaliados por voto popular, com notas de 1 a 5, em seis critérios: ambiente, atendimento, limpeza, qualidade geral do bufê, receita e adequação às normas de prevenção à Covid-19. O voto popular, somado à análise de um júri técnico local, elege os três melhores de cada cidade ou região participante.

Na segunda etapa, que acontece entre os dias 25 e 29, um júri técnico local avalia os pratos das três casas eleitas na primeira fase e escolhe o melhor em cada Estado. Por fim, em uma apresentação em São Paulo, entre 18 e 20 de novembro, um júri técnico nacional analisa o prato vencedor de cada Estado e elege o grande campeão nacional.

Para os estabelecimentos participantes, o concurso é, sem dúvida, uma excelente oportunidade de testar novos pratos, atrair novos clientes, divulgar o negócio e incrementar o faturamento, principalmente neste momento de retomada, após sermos severamente impactados pelas restrições da pandemia.

Por falar em pandemia, em 2020 Minas não participou da competição, justamente por causa da crise sanitária. Mas agora voltamos e, como não poderia deixar de ser, estamos extremamente felizes com o momento. Quem sabe agora o título não chega, pois, apesar de sermos os inventores da comida a quilo, ainda não o saboreamos. A capital do Amazonas, Manaus, venceu as duas primeiras edições. O prato vencedor de 2019 veio de Fortaleza (CE) enquanto a quarta edição, no ano passado, foi conquistada pelo restaurante curitibano Tomilho Cozinha Contemporânea.

Em nome da Abrasel-MG, espero que cada um de vocês, que ainda não conhecem ‘O Quilo é Nosso’, possam prestigiá-lo nos próximos anos. A comida self-service é, sobretudo, parte de nossa essência, e nossa missão é, sobretudo, receber e proporcionar boas experiências.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por