Ricardo RodriguesConselheiro da Abrasel-MG, Diretor do restaurante Maria das Tranças e da Cruz Vermelha, Mentor, Palestrante e Consultor Sebrae

Os sabores de Minas terão endereço fixo

Publicado em 02/12/2022 às 06:00.

Uma boa notícia para começar o último mês do ano. Assim como o Instituto Inhotim, em Brumadinho, abriga um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e também o maior museu a céu aberto do mundo, em breve outra cidade da Região Metropolitana de BH ganhará relevância nacional e internacional. A nossa vizinha Santa Luzia foi escolhida para ser a sede do Museu da Cozinha Mineira, cuja pedra fundamental foi lançada no último dia 25.

Quero, inclusive, destacar aqui a atuação importante do prefeito de Santa Luzia, Pastor Sérgio, e da secretária Municipal de Cultura e Turismo, Joana Coelho, que, seguindo o exemplo do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira (cuja gestão é marcada pela ampla valorização da nossa gastronomia), não mediram esforços e correram atrás do espaço para abrigar este importante museu: a Fazenda Boa Esperança, no Centro da histórica cidade. 

Palco e plateia de grandes shows, exposições agropecuárias, solenidades e outras realizações, o local – um marco simbólico da arquitetura rural mineira de finais do século XIX, com construção inspirada no estilo colonial - entra agora em nova etapa da sua história.

Os trabalhos de restauração do histórico edifício já começaram e estão a cargo da prefeitura, enquanto o Instituto Periférico, contratado por chamamento público, se encarregará da concepção do novo equipamento cultural. 

O espaço deverá contribuir, por meio de conservação, pesquisa, formações, ações educativas e outras atividades, para o fortalecimento da cozinha mineira, gerindo e promovendo experiências significativas, multissensoriais e reflexivas sobre suas histórias, patrimônios, saberes e sabores. 

Por lá, os visitantes vão encontrar um acervo valioso relacionado ao tema, além de terem à disposição recursos tecnológicos e acessíveis que incentivem a interação com a sede da fazenda. A expectativa é a de que seja um lugar, sobretudo, de encontro para apresentar, aos brasileiros e estrangeiros, tudo que a cozinha representa para Minas. A previsão é a de que a inauguração do museu ocorra no primeiro semestre de 2024.

Conquistas como essa só engrandecem o nome de Minas e nos colocam, cada vez mais, na rota dos grandes circuitos turísticos. É muito dignificante, por sinal, fazer parte de um Estado onde o Poder Público, dia após dia, tem se preocupado em perpetuar e valorizar uma das nossas maiores – senão a maior – expertises, que é a gastronomia. 

Deixo aqui os meus parabéns a todos os envolvidos nesta deliciosa empreitada e que venham novas boas notícias. E de uma coisa, agora, tenho certeza: os nossos sabores terão endereço!

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por